1 de novembro de 2019 / por ondatkm

3 motivos para você entender porque uma pequena empresa deve contratar um contador

Muita gente acredita que uma empresa pequena não precisa de consultoria especializada em contabilidade. Isso é um erro. A função de um contador não está relacionada ao tamanho da empresa, mas sim com a qualidade do serviço que está sendo oferecido.

O profissional da contabilidade é responsável pela organização dos elementos burocráticos que fazem parte do cotidiano empresarial. Portanto, sua função é altamente especializada em contratos e regulamentações, o que garante a legalidade do trabalho de qualquer tipo de empreendimento.

É o contador que cuidará da saúde legal de sua empresa. Indo além, podemos atribuir a ele a função de organizar a parte financeira e fiscal, de modo que todo o trabalho esteja dentro dos padrões regulatórios impostos pelo Governo Federal.

Sendo assim, já podemos definir o contador como o responsável pela manutenção saudável da parte fiscal de seu empreendimento. Entretanto, há motivos mais diretos e práticos para justificar a contratação desse profissional. Vamos descobrir quais são?

1. O contador tem fundamental importância na rotina diária da empresa

Quando a empresa cresce um pouquinho que seja, a movimentação diária dela se altera. Se antes você conseguia organizar entradas e saídas, com o crescimento de sua receita isso pode se tornar mais difícil. Consequentemente, há a chance de se perder no faturamento real.

A presença do contador, nesse sentido, te ajuda a compreender a real movimentação financeira de sua empresa. Fluxos de caixa, balancetes, notas fiscais, são da competência dele. Esses elementos fiscais, tributários e monetários lhe darão a verdadeira imagem da saúde de seu empreendimento.

2. O contador te auxilia nos contratos de compra e venda

Qualquer movimentação financeira de entrada ou saída, passa por tributações. Primordialmente, o contador será fundamental para te orientar quais são os pagamentos e as taxas que incidirão sobre cada uma dessas movimentações. No entanto, ele será fundamental em outro aspecto dentro desse escopo.

Contratos e formalizações de parcerias, compras e vendas, são embasados em determinações fiscais e legais. Logo, se você não é especialista nesse tipo de conteúdo, se torna indispensável ter alguém que analise essas documentações. Assim, não apenas você se garante de não estar fraudando a lei, como também se previne de parcerias pouco vantajosas.

3. O contador otimiza o seu tempo e o seu trabalho

É completamente natural que você não saiba algumas coisas. Ao mesmo tempo, também é totalmente aceitável que você deseje aprender mais, principalmente sobre o funcionamento de sua empresa. Inclusive, é muito válido que queira se inteirar sobre os assuntos que competem o cotidiano empresarial.

No entanto, algumas áreas são bastante específicas e exigem conhecimento especializado e técnico. Por exemplo, o setor contábil. Sendo assim, o auxílio de um contador pode otimizar o seu tempo, de modo que você pode se dedicar a aprender outras áreas. Afinal, a contabilidade de uma empresa é muito importante e, por isso, o indicado é que fique em mãos competentes.

 


Conteúdo original Art seven contabilidade