10 de março de 2020 / por ondatkm

5 dicas para ter um empreendimento de sucesso

Qual o empreendedor não sonha em alcançar o sucesso do seu negócio antes dos 30 anos, não é mesmo?

Mas, os empreendedores não são movidos apenas de sonhos. Afinal, os motivos para empreender são diversos. Desde a vontade de virar líder até a insatisfação com o trabalho atual.

Porém, liderar uma corporação não é tão fácil quanto parece, viu? É preciso ter uma boa estratégia de negócio e introduzi-la de forma eficaz na rotina corporativa.

Em um mercado tão competitivo, muitas empresas acabam tendo uma morte precoce, isso por um único motivo: falta de planejamento e outros fatores ligados a gestão financeira.

Claro, ao lançar um negócio no mercado, é imprescindível calcular as variáveis e a destinação desse produto ou serviço. Você não vai pensar em vender lençol de borracha se definiu seu público-alvo como consumidores da indústria têxtil, por exemplo.

E é exatamente por isso que muita gente deixa a ideia no papel por medo dos desafios do empreendedorismo e do possível fracasso.

Para o sonho se concretizar, é importante ter planejamento e organização, além de analisar as ações que podem ou não dar certo. Mas para isso, é importante responder às seguintes questões: o que é empreendedorismo e como utilizá-lo de forma eficaz?

O que é empreendedorismo?

Muito se ouve sobre empreendedorismo, certo? No cenário atual do mercado de trabalho atual no Brasil, constantemente se fala sobre essa característica considerada a chave para o sucesso. Mas afinal, o que é empreendedorismo?

Geralmente as pessoas acham que o conceito está atrelado a pessoas que simplesmente nascem com a capacidade de empreender e criar ideias inovadoras. Aí é que se enganam! O empreendedorismo tem um significado muito maior.

Basicamente, o termo diz respeito à capacidade que uma pessoa tem de identificar problemas e oportunidades, soluções e invista em ideias inovadoras que impactem positivamente a sociedade.

Pode ser um projeto, uma empresa ou até mesmo ações que gerem mudanças reais no cotidiano dos envolvidos.

O teórico Joseph Schumpeter acredita que o empreendedorismo está ligado apenas a inovação. Para o pesquisador, o empreendedor é o responsável pela idealização de novas combinações.

Para se ter uma ideia, o Brasil é um dos países que mais apresenta grande potencial para o empreendedorismo. De acordo com dados da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), a Taxa de Empreendedorismo Total do país é de 38%. Ou seja, 52 milhões de brasileiros com  o próprio negócio.

Com esse índice, não restam dúvidas de que é necessário desenvolver uma estratégia para se destacar diante de um mercado tão competitivo, não é mesmo? Por isso, listamos algumas formas para posicionar a sua empresa no mercado. Veja.

 

Como ter sucesso nos negócios

Não há uma fórmula secreta para alcançar o sucesso, viu? Também não adianta pensar que o gestor mais competente trará garantias que o seu negócio dê certo. No entanto, tomando alguns cuidados e fazendo um planejamento cauteloso, você pode diminuir os riscos.

Ficou curioso? Se sim, separamos um passo a passo para reduzir eventuais riscos e trazer os melhores resultados para o seu empreendimento! Vamos lá?

 

Defina e estude o seu objetivo

A primeira etapa para alcançar sucesso nos negócio é saber onde você quer chegar e o que vai fazer realizar isso. Nesse processo, alguns especialistas indicam fazer perguntas mais complexas a si mesmo, como você pode se apresentar para o mercado e o que vai fazer para entrar no mundo dos negócios.

Isso vai responder algumas questões, como: Estou preparado para isso? Como começar? Quais são os meus limites? Posso investir em um circuito impresso ou em softwares?  Assim, poderá traçar as metas e planejar os passos seguintes.

Economize

O investimento para abrir um negócio depende muito da área de atuação. Entretanto, todas elas tem uma certa afinidade: o tempo para conseguir uma base sólida e estabilidade financeira.

Sendo assim, você precisa ter algum dinheiro para manter a empresa até o momento que ela se estabilize. Nesse momento, o mais recomendado, é garantir a sobrevivência da empresa com o seu próprio dinheiro. Caso contrário, pode buscar por instituições financeiras ou investimentos de capital de risco.

 

Experiência na área

Para ser um bom líder, é preciso saber gerenciar os funcionários e as atividades da sua empresa. Para isso, necessário ter experiência e conhecimento mínimo do segmento, visto que saber como uma indústria por dentro e por fora é a chave para o sucesso.

Imagine a seguinte realidade: você abriu um negócio de célula de carga. Porém, nunca acompanhou sua produção, não sabe as matérias-primas utilizadas e o efeito da carga. Qual a probabilidade da empresa crescer? Quase zero, né?

Então, caso não tenha experiência no ramo,  trabalhe durante um período na área como funcionário, até ter mais segurança para aprimorar os seus passos.

Elabore um networking

Provavelmente você já deve ter ouvido esse termo em algum momento da sua vida (principalmente no ramo empresarial). Praticar o networking nada mais é que estabelecer uma rede de contatos firme e sólida.

Em outras palavras, ele contribui na construção de uma rede forte de relacionamento que consiste em: obter informações, melhorar a relação com o cliente, aumentar a visibilidade, enxergar oportunidades de negócio e, por fim, vender.

Pode parecer que não, mas o sucesso de um negócio depende muito de uma rede de contatos, já que o empreendedorismo não se resume ao que você sabe, e sim a quem conhece.

 

Mantenha-se atualizado

Manter-se atualizado sobre sua área de atuação e em relação de maneira geral é fundamental para ter sucesso na sua marca.

Embora a vida seja corrida e o tempo curto, não deixe de separar um período para buscar conhecimento. Você pode participar de palestras, workshops, seminários e eventos. Também acompanhe as notícias e faça cursos a distância, assim você tem mais flexibilidade.

Como equilibrar a vida pessoal?

A parte mais difícil em ter o seu próprio negócio é conciliar com a vida pessoal, certo? Sabemos que não é fácil, principalmente no início. São inúmeras horas extras e finais de semana destinados a realização do sonho do empreendedor.

Mas, tenha em mente que não adianta deixar a sua vida para a sua carreira. Por isso, passe um tempo com a sua família, divirta-se com eles e separe um tempo para fazer o que gosta.


 

 

Fonte: Jornal Contábil