No mundo atual, as ferramentas de tecnologia, tem promovido uma verdadeira revolução em nosso modelo de trabalho. De fato, os benefícios da automação de marketing tem tornado o processo de promoção mais fácil, menos desgastante e mais conveniente do que nunca – liberando tempo e energia dos profissionais para se dedicarem a outras áreas do negócio.
No artigo de hoje, vamos conhecer um pouco sobre as ferramentas que fazem a automação de marketing e você vai entender como elas atuam e de que forma podem contribuir para o sucesso de uma empresa , bem como conhecer os tipos e as mais famosas do mercado. Acompanhe conosco.
De uma forma mais direta, podemos dizer que a automação de marketing é a prática de utilizar softwares e ferramentas de tecnologia para agir em escala e aumentar os resultados de uma empresa. Com a utilização dessas ferramentas é possível identificar melhorias, pontos de problemas, acompanhar e agir de forma personalizada com o seu público, melhorando o relacionamento em geral e, consequentemente, as vendas.
Embora a automação envolve tecnologia, ela não se resume somente a isso pois envolve estratégia e ações tomadas pela equipe de marketing. De acordo com o hubspot, a definição mais aproximada seria a de que:
”Automação de marketing é o processo de utilização de software e tecnologia para otimizar, automatizar e mensurar tarefas repetitivas de marketing online.”
E para entender como isso pode ajudar sua empresa , vamos conhecer algumas das ferramentas, pois com certeza você já teve contato com algumas delas nas empresas com que se relaciona no dia a dia e pode acabar utilizando na sua.
As ferramentas mais comuns são:
Chatbot – utilizado por empresas tanto em redes sociais como facebook, quanto no próprio site. Nessa ferramenta, um “robô” previamente programado atende o usuário em suas demandas mais comuns e provê respostas a questionamentos e solicitações em horários que a empresa não tem como dispor de um funcionário para isso.
Exemplos mais famosos são o Manychat e o Chatfuel
Automação de Email Marketing – nessas ferramentas é possível pré agendar emails a serem entregues para os leads dentro de suas listas. Egoi e Mailchimp São as mais famosas
Ferramentas de redes Sociais – algumas ferramentas permitem agendamento, auto responder e monitoramento de suas publicações em redes sociais como Instagram, facebook ou Pinterest.Isso ajuda a ter resposta mais rápidas e diminuir esforços empregados na comunicação nessas redes. O Hubspot e Buffer podem ajudar bastante nisso por exemplo.
Ferramentas Multifuncionais
O que tem feito sucesso mesmo no quesito automação são ferramentas que reúnem o famoso “tudo em um” , com um pacote completo. RD Station , a HubSpot e o Mautic (gratuito) São as mais famosas desse estilo.Suas funcionalidades e experiência são as mais robustas, sendo possível criar estratégias de nutrição de leads, bots de conversa, gestão de e-mail marketing, conteúdo, redes sociais e muitas outras opções.
As ferramentas também possibilitam a integração com sistema CRM, mas não exige o conhecimento de programação para realizar as operações.Ao conectar os canais de comunicação de uma marca, a plataforma auxilia no monitoramento de visitas do website e, a partir disso, ajuda na criação de estratégias de envio e construção de fluxos de automação.
Embora essas ferramentas sejam altamente importantes e de grande ajuda, seu preço alto ainda é um empecilho para pequenas e médias empresas implementarem. Algumas ferramentas custam a partir de 800 dolares por mes e tem planos que chegam facilmente a 3200 dólares. Sim, existem ferramentas gratuitas como o mautic que é de código aberto, mas por outro lado ele exige uma equipe mais capacitada tecnicamente. Então o preço e a necessidade também tem de ser avaliadas.
Os motivos para adotar ferramentas de automação, são inúmeros e devem ser considerados durante a análise do investimento, como:
-Melhorias na gestão do tempo;
-Fazer com que seu funil de vendas seja mais eficiente;
-Melhorar a eficiência nas vendas;
-Promover melhorias na comunicação com o cliente;
-Facilitar a aquisição e também a nutrição dos leads(lembrando que leads bem nutridos geram sempre tickets maiores;
-Promover redução de custos;
-Fomentar no lead a preparação para tomar a decisão de compra.
Esses são só alguns dos exemplos de como essa estratégia pode ajudar sua empresa.
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Conclusão
Conforme demonstrado acima, automatizar o marketing é compensador, pois investir visando crescimento escalável e redução de trabalho manual vale a pena, casos de sucesso existem aos monte no mercado nacional e internacional. Além disso, há a perspectiva de gerar mais vendas com redução de CAC.
Com os motivos explicados acima em mente é fácil entender o motivo pelo qual a automação de marketing é um processo tão desejado pelo mercado. Sim, esses processos precisam de uma implementação adequada, principalmente quando se trata de uma equipe que irá utilizar a ferramenta., mas é um investimento com uma possibilidade de retorno bem alta.
Esperamos que as informações tenham sido úteis e tenha ficado clara a importância da automação de marketing nos tempos atuais para todo tipo de negócio.