No mundo atual, as ferramentas de tecnologia, tem promovido uma verdadeira revolução em nosso modelo de trabalho. De fato, os benefícios da automação de marketing tem tornado o processo de promoção mais fácil, menos desgastante e mais conveniente do que nunca – liberando tempo e energia dos profissionais para se dedicarem a outras áreas do  negócio.

No artigo de hoje, vamos conhecer um pouco sobre as ferramentas que fazem a automação de marketing e você vai entender como elas atuam e de que forma podem contribuir para o sucesso de uma  empresa , bem como conhecer os tipos e as mais famosas do mercado. Acompanhe conosco.

O que é a automação de marketing?

De uma forma mais direta, podemos dizer que a  automação de marketing  é a prática de utilizar softwares e ferramentas  de tecnologia para agir em escala e aumentar os resultados de uma  empresa. Com a utilização dessas ferramentas é possível identificar melhorias, pontos de problemas, acompanhar e agir de forma personalizada com o seu público, melhorando o relacionamento em geral e, consequentemente, as vendas.

Embora a automação envolve tecnologia, ela não se resume somente a isso pois envolve estratégia e ações tomadas pela equipe de marketing. De acordo com o hubspot, a definição mais aproximada seria a de que:

”Automação de marketing é o processo de utilização de software e tecnologia para otimizar, automatizar e mensurar tarefas repetitivas de marketing online.” 

E para entender como isso pode ajudar sua  empresa , vamos conhecer algumas das ferramentas, pois com certeza você já teve contato com algumas delas nas  empresas  com que se relaciona no dia a dia e pode acabar utilizando na sua.

Quais as principais ferramentas?

As ferramentas mais comuns são:

Chatbot –  utilizado por  empresas  tanto em redes sociais como facebook, quanto no próprio site. Nessa ferramenta, um “robô” previamente programado atende o usuário em suas demandas mais comuns e provê respostas a questionamentos e solicitações em horários que a empresa não tem como dispor de um funcionário para isso.

Exemplos mais famosos são o  Manychat  e o  Chatfuel

Automação de Email Marketing –  nessas ferramentas é possível pré agendar emails a serem entregues para os leads dentro de suas listas.  Egoi Mailchimp  São as mais famosas

Ferramentas de redes Sociais –  algumas ferramentas permitem agendamento, auto responder e monitoramento de suas publicações em redes sociais como Instagram, facebook ou Pinterest.Isso ajuda a ter resposta mais rápidas e diminuir esforços empregados na comunicação nessas redes. O Hubspot e Buffer podem ajudar bastante nisso por exemplo.

Ferramentas Multifuncionais

O que tem feito sucesso mesmo no quesito automação são ferramentas que reúnem o famoso “tudo em um” , com um pacote completo.  RD Station , a  HubSpot  e o  Mautic (gratuito)  São as mais famosas desse estilo.Suas funcionalidades e experiência são as mais robustas, sendo possível criar estratégias de nutrição de leads, bots de conversa, gestão de e-mail marketing, conteúdo, redes sociais e muitas outras opções.

As ferramentas também possibilitam a integração com sistema CRM, mas não exige o conhecimento de programação para realizar as operações.Ao conectar os canais de comunicação de uma marca, a plataforma auxilia no monitoramento de visitas do website e, a partir disso, ajuda na criação de estratégias de envio e construção de fluxos de automação.

Alto custo ainda é determinante na escolha

Embora essas ferramentas sejam altamente importantes e de grande ajuda, seu preço alto ainda é um empecilho para pequenas e médias  empresas  implementarem. Algumas ferramentas custam a partir de 800 dolares por mes e tem planos que chegam facilmente a 3200 dólares. Sim, existem ferramentas gratuitas como o mautic que é de código aberto, mas por outro lado ele exige uma equipe mais capacitada tecnicamente. Então o preço e a necessidade também tem de ser avaliadas.

Por que é importante adotar essas ferramentas?

Os motivos  para adotar ferramentas de automação, são inúmeros e devem ser considerados durante a análise do investimento, como:

-Melhorias na gestão do tempo;

-Fazer com que seu  funil de vendas  seja mais eficiente;

-Melhorar a eficiência nas vendas;

-Promover melhorias na comunicação com o cliente;

-Facilitar a aquisição e também a  nutrição dos leads(lembrando que leads bem nutridos geram sempre tickets maiores;

-Promover redução de custos;

-Fomentar no lead a preparação para tomar a decisão de compra.

Esses são só alguns dos exemplos de como essa estratégia pode ajudar sua  empresa.

Conclusão 

Conforme demonstrado acima, automatizar o marketing é compensador, pois investir visando crescimento escalável e redução de trabalho manual vale a pena, casos de sucesso existem aos monte no mercado nacional e internacional. Além disso, há a perspectiva de gerar mais vendas com redução de CAC.

Com os motivos explicados acima em mente é fácil entender o motivo pelo qual a automação de marketing é um processo tão desejado pelo mercado. Sim, esses processos precisam de uma implementação adequada, principalmente quando se trata de uma equipe que irá utilizar a ferramenta., mas é um investimento com uma possibilidade de retorno bem alta.

Esperamos que as informações tenham sido úteis e tenha ficado clara a importância da automação de marketing nos tempos atuais para todo tipo de  negócio.

16 mai., 2023
O lucro líquido é uma medida importante para avaliar a rentabilidade e o desempenho financeiro de uma empresa.
15 mai., 2023
Entre os dias 22 e 26 de maio cada estado do Brasil terá atividades voltadas ao MEI e incentivando do empreendedorismo
13 mai., 2023
Saiba como as empresas lidam com obrigações e ativos certos e incertos em suas demonstrações financeiras
12 mai., 2023
Conheça algumas estratégias sobre como comunicar notícias difíceis aos funcionários, conforme a orientação de especialistas no tema.
11 mai., 2023
O tratamento tributário dado para as empresas do Simples Nacional tem sido motivo de discussão no Ministério da Economia.
10 mai., 2023
Quem é empresário sabe que o custo para conquistar novos clientes é superior ao valor para mantê-los
09 mai., 2023
A padronização da nota fiscal eletrônica será uma obrigação de todo MEI
08 mai., 2023
Confira as novas orientações sobre a declaração dos valores de IRRF na DCTFWeb
05 mai., 2023
Comunicado foi publicado hoje na página oficial do SPED
04 mai., 2023
Reajuste valerá para boletos com vencimento a partir de 20 de junho
Mais Posts
Share by: