O balanço patrimonial é considerado um dos controles mais importantes para a contabilidade, pois, uma empresa possui uma série de documentos necessários para organizar o andamento dos negócios e especialmente as finanças, por isso é imprescindível que uma empresa entenda tudo sobre balanço patrimonial que é conhecido também como balanço contábil – financeiro.

Se a gestão de lucros e gastos de uma empresa não forem realizadas corretamente, as chances de não obter sucesso são grandes.

Por isso hoje vamos explicar o que é balanço patrimonial, que tem como principal objetivo mostrar como está a situação financeira de uma empresa e sua posição patrimonial.

O que é balanço patrimonial?

balanço patrimonial  trata-se de um relatório financeiro que é realizado após a finalização de um período fiscal determinado de uma empresa.

Geralmente o balanço patrimonial é feito anualmente, mas pode variar de acordo com a organização financeira de cada companhia.

Neste balanço vai constar todas as movimentações da empresa, ou seja, todo dinheiro que entrou e saiu do caixa e especificamente como foi utilizado.

Nele estará constando também os bens, direitos e obrigações do negócio.

Este procedimento é obrigatório para todas as empresas, mas alguns empreendedores ainda não entendem a sua importância.

E por este motivo que é importante falar sobre o que é e também explicar os detalhes de um dos principais documentos de gestão financeira de uma empresa.

 

Como é a estrutura do balanço patrimonial?

A estrutura do balanço patrimonial é dividida em três categorias:

  • Balanço Patrimonial Ativo;
  • Balanço Patrimonial Passivo;
  • Patrimônio Líquido.

Diferença entre patrimônio líquido e balanços ativo e passivo

Patrimônio Líquido:  Trata-se do dinheiro investido pelos sócios e as reservas de capital.

Patrimônio Ativo:  É registrado os direitos, aplicações de recursos e bens da empresa, pois, é nesta subdivisão que deve constar os investimentos financeiros e títulos públicos ou privados.

Patrimônio Passivo:  Obrigações da empresa do ponto de vista financeiro, com o governo, outras companhias e com os colaboradores.

Subdivisões do balanço patrimonial

Além das divisões ainda existem subdivisões do balanço patrimonial.

O balanço patrimonial ativo é composto pelos ativos circulantes e ativos não circulantes.

ATIVO CIRCULANTE:  Estes são recursos utilizados a curto prazo com liquidez maior, sendo assim eles apresentam maior facilidade e velocidade para transformar em dinheiro em caixa.

Para esta categoria se encaixa atividades como depósitos em conta corrente, contas a receber, aplicações, estoques e o dinheiro que já se encontra em caixa.

ATIVO NÃO CIRCULANTE:   Bens de natureza duradoura, que não podem ser transformados em dinheiro de caixa em curto prazo, como por exemplo: imóveis, investimentos, veículos, entre outros.

O balanço patrimonial passivo também possui os subtipos circulantes e não circulantes.

PASSIVO CIRCULANTE:   São as obrigações e contas da companhia em curto prazo, ou seja, menos tempo que o período determinado para a realização do balanço patrimonial, normalmente, determinado em ano. É nessa categoria que se encaixam às dívidas com fornecedores, impostos, remuneração de colaboradores e empréstimos com prazo curto para quitação.

 

PASSIVO NÃO CIRCULANTE:   Dívidas e obrigações a longo prazo, que tem vencimento após o término do período do balanço patrimonial em vigor.

São inúmeras contas que entram nesta subcategoria, entre elas empréstimos a longo prazo, contas de fornecedores, arrendamentos mercantis financeiros e muitas outras.

Como devo organizar um balanço patrimonial?

O  balanço patrimonial  é dividido entre duas categorias ativos e passivos, a regra para ambos é a mesma, sendo em cima os itens com maior liquidez e embaixo as contas com menor liquidez.

Sendo assim  acima  ficam os itens cuja transformação em dinheiro caixa é mais fácil e rápida e  abaixo  os que apresentam mais dificuldades em se tornar recurso para a companhia.

Para que serve o balanço patrimonial?

Por meio deste documento é possível visualizar tudo que aconteceu na empresa no período em questão.

O objetivo deste documento é a possibilidade de enxergar claramente a posição patrimonial da companhia, visualizando todos seus bens, obrigações e direitos.

Consequentemente você empreendedor poderá reavaliar as estratégias de ação para o próximo período fiscal, podendo corrigir eventuais erros.

Agregue novos benefícios a empresa

A medida em que uma empresa desenvolve seu patrimônio e os negócios, abre mais possibilidades para investir em benefícios que se tornam interessantes para reter e atrair novos talentos.

Conclusão

Concluímos que é imprescindível para o empreendedor estar por dentro do balanço patrimonial, pois, com este documento você poderá se organizar financeiramente, ter reconhecimento em sua empresa e o mais importante planejar estratégias de crescimento para o futuro.


 

Fonte- Jornal Contábil

16 mai., 2023
O lucro líquido é uma medida importante para avaliar a rentabilidade e o desempenho financeiro de uma empresa.
15 mai., 2023
Entre os dias 22 e 26 de maio cada estado do Brasil terá atividades voltadas ao MEI e incentivando do empreendedorismo
13 mai., 2023
Saiba como as empresas lidam com obrigações e ativos certos e incertos em suas demonstrações financeiras
12 mai., 2023
Conheça algumas estratégias sobre como comunicar notícias difíceis aos funcionários, conforme a orientação de especialistas no tema.
11 mai., 2023
O tratamento tributário dado para as empresas do Simples Nacional tem sido motivo de discussão no Ministério da Economia.
10 mai., 2023
Quem é empresário sabe que o custo para conquistar novos clientes é superior ao valor para mantê-los
09 mai., 2023
A padronização da nota fiscal eletrônica será uma obrigação de todo MEI
08 mai., 2023
Confira as novas orientações sobre a declaração dos valores de IRRF na DCTFWeb
05 mai., 2023
Comunicado foi publicado hoje na página oficial do SPED
04 mai., 2023
Reajuste valerá para boletos com vencimento a partir de 20 de junho
Mais Posts
Share by: