Você decidiu que queria  empreender , estudou a ideia durante muito tempo e, finalmente, decidiu que vai começar a  vender pela internet. Esse é uma grande passo, mas chegou a hora de fazer o planejamento para poder colocar sua proposta em prática. Portanto, neste artigo, vamos trazer algumas dicas sobre como vender online.

Antes de começar, vale ressaltar que se programar é fundamental para que você dê início a um  negócio  próspero. Portanto, saiba exatamente como agir em relação a cada aspecto que empreender exige. Dessa forma, você dará cada passo de forma assertiva, o que aumenta suas chances de sucesso!

Vamos às dicas?

1. Defina o que vender e para quem

Antes de saber como vender online, você precisa saber o que e para quem vender. Esses dois fatores estão intimamente ligados, pois serão a base do seu negócio.

Em 2019, o Brasil registrou a existência de quase um milhão de lojas online, de acordo com  dados da empresa BigData Corp em parceria com o PayPal. Isso mostra como a competição pode ser acirrada. Mas não se assuste! Com um bom planejamento, é possível se destacar. Entretanto, essa se torna uma tarefa mais fácil quando você se especializar em nichos.

Isso significa que você deve optar por vender produtos que atendam a necessidades específicas de um público muito bem definido. Por exemplo, ao invés de vender roupas, você pode definir que vai comercializar roupas e acessórios confeccionados em couro vegano.

Sobre o público para quem vai vender, você não deve se limitar a estabelecer apenas dados demográficos do grupo. Para poder criar  estratégias de vendas , marketing e comunicação que atinjam em cheio seus potenciais clientes, você precisa definir as  personas  do seu negócio. A persona é uma representação semifictícia do seu consumidor ideal e deve conter informações como idade, gênero, renda, profissão, dores, desejos e hobbies.

2. Escolha seus canais de venda

Definir como vender online envolve escolher os canais pelos quais você fará isso. Você pode optar pelas redes sociais, como o  Instagram , marketplaces, como o Mercado Livre, e por  criar uma loja virtual. E o bom é que você não precisa se limitar a apenas uma das formas!

Se você optar por criar seu site e o fizer a partir de uma  plataforma de e-commerce , é possível integrá-lo às redes sociais e marketplaces por onde você vende. Assim, você consegue gerenciar todos os seus  canais de venda  pelo mesmo lugar.

Avalie todas as possibilidades, mas lembre-se que, ao ter seu próprio site, você terá mais controle sobre seu modelo de negócio, desde como você expõe seus produtos até quais  meios de pagamento  e  de envio  você vai oferecer aos seus clientes.

3. Faça uma análise da concorrência

Você já sabe o que vai vender online, para quem e por onde. Agora, é hora de ver quem mais está fazendo isso e de que forma. Por mais que você escolha um nicho bem específico, é pouquíssimo provável que você seja o único naquele segmento. Portanto, você precisará fazer uma  análise da concorrência.

Observe todos os aspectos que puder, desde os preços até a forma como a marca se comunica. Olhe as redes sociais e veja o que os clientes dos seus concorrentes estão dizendo. A partir daí, você pode tirar boas ideias sobre como se destacar em seu mercado!

4. Planeje como investir na divulgação

Se você está começando um  negócio do zero , vai precisar investir na divulgação para que as pessoas conheçam sua loja virtual. A boa notícia é que o marketing digital permite que você direcione seus anúncios ao seu público potencial, evitando gastos para que sua publicidade chegue a pessoas que não comprariam de você.

Para isso, como citamos no primeiro passo, é preciso que você tenha definidas as personas do seu negócio. Além disso, para criar campanhas eficazes, você precisa entender como é a  jornada de compra do consumidor , ou seja, cada passo do usuário no processo de tomada de decisão antes de adquirir um produto.

Dessa forma, você saberá que tipos de anúncios criar para cada uma das redes sociais e das possibilidades do Google Ads, por exemplo.

5. Tenha calma

Depois de fazer todo o planejamento sobre como vender online, é hora de começar a colocar a estratégia em prática. Todavia, tenha calma! Não tem problema começar aos poucos, entregando apenas em uma área mais próxima a você, por exemplo.

Dessa forma, você evita dar um passo maior do que a perna e começa a atender seus primeiros clientes da melhor forma possível.

Começar um negócio passando uma boa impressão, tanto em relação ao  atendimento  quanto aos prazos de entrega, por exemplo, é uma ótima forma de ir conquistando novos consumidores.

Empreender é um grande desafio, mas agora que você já sabe como vender online, pode se planejar para começar um negócio de sucesso! E então, está pronto?

Informações da autora

Victoria Salemi é a editora responsável pelas parcerias de conteúdo da  Nuvemshop , a maior plataforma de comércio digital da América Latina, com mais de 30 mil lojas ativas. Formada em Jornalismo, ama escrever e tornar assuntos complicados acessíveis a todos!

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