Você decidiu que queria empreender , estudou a ideia durante muito tempo e, finalmente, decidiu que vai começar a vender pela internet. Esse é uma grande passo, mas chegou a hora de fazer o planejamento para poder colocar sua proposta em prática. Portanto, neste artigo, vamos trazer algumas dicas sobre como vender online.
Antes de começar, vale ressaltar que se programar é fundamental para que você dê início a um negócio próspero. Portanto, saiba exatamente como agir em relação a cada aspecto que empreender exige. Dessa forma, você dará cada passo de forma assertiva, o que aumenta suas chances de sucesso!
Vamos às dicas?
Antes de saber como vender online, você precisa saber o que e para quem vender. Esses dois fatores estão intimamente ligados, pois serão a base do seu negócio.
Em 2019, o Brasil registrou a existência de quase um milhão de lojas online, de acordo com dados da empresa BigData Corp em parceria com o PayPal. Isso mostra como a competição pode ser acirrada. Mas não se assuste! Com um bom planejamento, é possível se destacar. Entretanto, essa se torna uma tarefa mais fácil quando você se especializar em nichos.
Isso significa que você deve optar por vender produtos que atendam a necessidades específicas de um público muito bem definido. Por exemplo, ao invés de vender roupas, você pode definir que vai comercializar roupas e acessórios confeccionados em couro vegano.
Sobre o público para quem vai vender, você não deve se limitar a estabelecer apenas dados demográficos do grupo. Para poder criar estratégias de vendas , marketing e comunicação que atinjam em cheio seus potenciais clientes, você precisa definir as personas do seu negócio. A persona é uma representação semifictícia do seu consumidor ideal e deve conter informações como idade, gênero, renda, profissão, dores, desejos e hobbies.
Definir como vender online envolve escolher os canais pelos quais você fará isso. Você pode optar pelas redes sociais, como o Instagram , marketplaces, como o Mercado Livre, e por criar uma loja virtual. E o bom é que você não precisa se limitar a apenas uma das formas!
Se você optar por criar seu site e o fizer a partir de uma plataforma de e-commerce , é possível integrá-lo às redes sociais e marketplaces por onde você vende. Assim, você consegue gerenciar todos os seus canais de venda pelo mesmo lugar.
Avalie todas as possibilidades, mas lembre-se que, ao ter seu próprio site, você terá mais controle sobre seu modelo de negócio, desde como você expõe seus produtos até quais meios de pagamento e de envio você vai oferecer aos seus clientes.
Você já sabe o que vai vender online, para quem e por onde. Agora, é hora de ver quem mais está fazendo isso e de que forma. Por mais que você escolha um nicho bem específico, é pouquíssimo provável que você seja o único naquele segmento. Portanto, você precisará fazer uma análise da concorrência.
Observe todos os aspectos que puder, desde os preços até a forma como a marca se comunica. Olhe as redes sociais e veja o que os clientes dos seus concorrentes estão dizendo. A partir daí, você pode tirar boas ideias sobre como se destacar em seu mercado!
Se você está começando um negócio do zero , vai precisar investir na divulgação para que as pessoas conheçam sua loja virtual. A boa notícia é que o marketing digital permite que você direcione seus anúncios ao seu público potencial, evitando gastos para que sua publicidade chegue a pessoas que não comprariam de você.
Para isso, como citamos no primeiro passo, é preciso que você tenha definidas as personas do seu negócio. Além disso, para criar campanhas eficazes, você precisa entender como é a jornada de compra do consumidor , ou seja, cada passo do usuário no processo de tomada de decisão antes de adquirir um produto.
Dessa forma, você saberá que tipos de anúncios criar para cada uma das redes sociais e das possibilidades do Google Ads, por exemplo.
Depois de fazer todo o planejamento sobre como vender online, é hora de começar a colocar a estratégia em prática. Todavia, tenha calma! Não tem problema começar aos poucos, entregando apenas em uma área mais próxima a você, por exemplo.
Dessa forma, você evita dar um passo maior do que a perna e começa a atender seus primeiros clientes da melhor forma possível.
Começar um negócio passando uma boa impressão, tanto em relação ao atendimento quanto aos prazos de entrega, por exemplo, é uma ótima forma de ir conquistando novos consumidores.
Empreender é um grande desafio, mas agora que você já sabe como vender online, pode se planejar para começar um negócio de sucesso! E então, está pronto?
Informações da autora
Victoria Salemi é a editora responsável pelas parcerias de conteúdo da Nuvemshop , a maior plataforma de comércio digital da América Latina, com mais de 30 mil lojas ativas. Formada em Jornalismo, ama escrever e tornar assuntos complicados acessíveis a todos!