Os serviços contábeis são indispensáveis para qualquer empresa. Por isso, é extremamente importante contar com bons parceiros estratégicos, a fim de garantir a eficácia dessa área. Uma solução bastante utilizada é a  terceirização de serviços  contábeis, mas como escolher um escritório de contabilidade de confiança?

É isso que você vai descobrir no post de hoje. Como nem todo escritório oferece o mesmo serviço, é preciso avaliar o que realmente tem valor para o  seu negócio. Por esse motivo, separamos para você algumas perguntas fundamentais para ajudar a fazer essa escolha. Ficou curioso? Vamos conferir!

Por que contratar um escritório de contabilidade?

Planejar uma empresa é algo realmente trabalhoso, que exige tempo e dedicação. Portanto, é interessante que todo esse trabalho não seja perdido em decorrência de um descuido com as questões fiscais e tributárias, por exemplo.

É aí que entram os escritórios de contabilidade. Eles fornecem um acompanhamento para que a empresa esteja em dia com sua estrutura societária,  gestão financeira , enquadramento tributário e outras obrigações.

Os serviços contábeis são essenciais desde a construção do plano de negócios. Depois que a empresa começa a atuar, eles se tornam ainda mais importantes. Contando com esse apoio especializado, a empresa pode voltar os seus esforços para a estratégia do negócio e delegar alguns serviços a um parceiro de confiança.

Como escolher um escritório de contabilidade?

Analise os modelos de relatório utilizados

Os relatórios são os principais itens de contribuição para a tomada de decisão da empresa. Portanto, procure conhecer a qualidade do fornecimento dessas informações, tal como a periodicidade com que são geradas e se são de fácil compreensão, por exemplo.

Para fazer isso, além de entrar em contato com o próprio escritório, é válido procurar alguns de seus clientes. Procure saber como são emitidos seus relatórios, a folha de pagamento, os balancetes e os demonstrativos tributários, entre outros.

Além disso, é importante se certificar de que as informações geradas nos relatórios são relevantes para o negócio. Lembre-se sempre de que eles serão a base para a tomada de decisão.

Entenda o funcionamento do escritório

O melhor indicativo do bom funcionamento de um escritório é quando as operações e contatos do dia a dia fluem sem gerar obstáculos à execução do seu negócio.

Essa eficiência nas atividades permite que a contabilidade preste os serviços que mais agregam valor ao empreendimento por meio da apresentação das informações contábeis, fiscais e financeiras da empresa, de forma precisa e concisa. Esses dados são fundamentais para o gestor tomar melhores decisões.

Para se certificar de que o escritório é o ideal para a sua empresa, procure conhecer a sua estrutura e se ele tem condições de se responsabilizar por questões burocráticas, para reduzir o fluxo de documentos.

Um escritório que utiliza soluções tecnológicas costuma ser ainda mais eficaz. Isso porque a integração de dados agiliza processos, aumenta a eficiência e contribui para a melhor gestão de tempo. Os resultados são respostas e soluções rápidas de problemas.

Verifique a situação cadastral em órgãos específicos

Essencial para a escolha de um bom escritório, é imprescindível verificar sua situação cadastral junto a órgãos específicos. Todo contador atuante precisa ter registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC). Já os escritórios podem estar afiliados ao Sindicato das Empresas e Serviços Contábeis (SESCON) e ao próprio CRC.

Além disso, vale conferir se possui registro na Receita Federal, consultando o seu Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). O Alvará de Localização e Funcionamento é a comprovação de que a empresa foi autorizada, pela Prefeitura, a atuar.

Quais os benefícios dessa contratação?

Entre os principais benefícios gerados estão:

  • segurança de que a empresa terá regularidade cadastral em todos os órgãos públicos necessários;
  • assessoria e   consultoria contábil   constante para avaliar situações cotidianas;
  • apoio na gestão patrimonial,  financeira , administrativa e de estoque;
  • formação de preço ideal com base nos  custos reais   da empresa;
  • planejamento tributário  eficiente e econômico;
  • valorização da empresa mediante  questões legais , tal como sucessão, ações relativas à falência ou trabalhistas;
  • adequação nas relações trabalhistas;
  • manutenção e atualização de arquivos eletrônicos;
  • economia de recursos de tempo e dinheiro.

 

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Conteúdo original  Marilan

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