23 de setembro de 2019 / por ondatkm

Contabilidade de Custos: Quais são os seus objetivos?

Contabilidade de custos é o cálculo de todos os itens que constituem o custo dos produtos e serviços produzidos. É parte integrante da contabilidade corporativa e é usada para fornecer informações importantes sobre a lucratividade, assim como para a tomada de decisões empresariais. Do mesmo modo, preocupa-se em coletar dados sobre o custo e os benefícios disponíveis e em deixar a administração cientes dessas informações, que devem ser breves e altamente analisadas. Exige grande esforço e foco para saber o custo e determinar o preço justo do produto.

TIPOS DE CUSTOS
Antes de continuarmos, é necessário explicar o conceito dos 4 tipos de custos mais comuns: os diretos, indiretos, fixos e variáveis.

Custos diretos: São aqueles ligados diretamente na produção de bens e serviços. Ou seja, podem ser definidos de forma precisa quando usados ​​na produção de mercadorias. Isso inclui todos os itens de despesas de materiais e aqueles que estão relacionados ao produto. Por exemplo, matéria prima, mão de obra (no caso de industrialização).

Custos indiretos: São aqueles que não podem ser facilmente identificados, já que podem ser utilizados para ajudar na realização de várias atividades. No entanto, não é possível atribuí-los diretamente à produção de uma unidade sem um cálculo preliminar, normalmente feito por meio de rateio. Por exemplo: mão de obra de supervisores e energia elétrica de uso comum a vários setores.

Custos fixos: Custos que não mudam com o aumento ou diminuição das unidades de produção. Por exemplo, o aluguel do espaço comercial.

Custos variáveis: São o inverso do custo fixo, onde as mudanças ocorrem de acordo com o aumento ou diminuição das unidades de produção. Por exemplo, o custo da matéria-prima, é variável, pois aumenta ou diminui de acordo com o volume de produção.

OBJETIVOS DA CONTABILIDADE DE CUSTOS
Há um conjunto de objetivos na contabilidade de custos que podemos dividir da seguinte forma:

Controle de custos

É o método que diz respeito a objetivos na operação e classificação dos elementos de custo. Em princípio, visa comprovar o custo de cada componente, o que envolve um conjunto de metas, tais como:

determinar os custos fixos e variáveis;
avaliação das especificações do produto, comparado ao próprio custo.
Aqui, os custos reais incorridos são comparados com os custos predeterminados e os desvios são determinados. As causas desses desvios são averiguadas e as medidas corretivas são tomadas.

Tomada de decisão

Contabilidade é a chave para identificar formas alternativas de resolver problemas. Isso ocorre porque cada alternativa tem seu próprio custo e benefício mensurável. Nesse sentido, elas devem estar disponíveis para a administração para tomar a decisão apropriada. É como ajudar a empresa a tomar as decisões certas, fornecendo todos os dados que suportam o processo de tomada de decisão. Tem como objetivo:

– Contribuir para a tarefa de monitorar o ambiente de trabalho;
– Suportar o desenvolvimento de expectativas de sucesso futuro ou falha de decisões;
– Ajudar a preparar o orçamento com base nos detalhes dos custos disponíveis.

Determinação de preços

Com base nos custos e outros elementos, é possível determinar o preço de venda correto, o que é imprescindível para a saúde financeira da sua empresa.

Além de determinar o custo de produção por unidade, visa desenvolver um plano que garanta a maior taxa de lucro. Isso só é possível estudando a natureza da concorrência com outras empresas. Ademais, é importante também fornecer informações para fins de controle e desempenho.

Auxiliar o planejamento

A meta da contabilidade de custos no planejamento é definir os objetivos e preparar orçamentos. Do mesmo modo, visa também organizar e emitir instruções para o bom funcionamento de toda a atividade. Quando combinada com a função de controle e implementação dos planos, constitui o processo de gerenciamento.

Conteúdo original: HS Contábil