25 de novembro de 2020 / por ondatkm

Contabilidade tradicional ou por plataformas online?

A contabilidade é uma área essencial a toda empresa. Estar em dia com a gestão contábil, fiscal e financeira garante vida longa ao negócio, além de facilitar seu planejamento estratégico.

Para isso, existem algumas formas de gerenciamento, da mais tradicional, com atendimentos presenciais, à online, que oferece soluções de maneira simples e totalmente pela internet, além das digitais, que se utilizam de tecnologia para apoiar o atendimento sem eliminar o atendimento de um profissional que dará suporte e orientação técnica.

Cada uma possui vantagens e desvantagens e serão indicadas conforme o tipo do negócio e as expectativas e necessidades do empreendedor.

Para começar, vamos abordar as vantagens de cada uma.

É impossível não mencionar o preço como o grande ganho da contabilidade online (ou por plataforma).

Para negócios iniciantes, com pouca verba e que necessitam apenas de serviços pontuais, como a entrega de obrigações acessórias e emissão de notas ficais, pode ser uma ótima alternativa.

Além disso, algumas delas, como a da Capital Social, escritório em que atuo há mais de 10 anos, permite até a emissão de boletos, mediante uma taxa extra.

Pode-se dizer que a modalidade virtual entrega o necessário para fazer a gestão financeira de um pequeno negócio – ou, melhor, um negócio com baixa complexidade.

A principal desvantagem da contabilidade por plataforma é também o benefício da modalidade presencial, em que um escritório faz um atendimento consultivo para o sucesso dos negócios da empresa.

Além de entregar tudo que já foi mencionado anteriormente, nessa opção, o empresário tem todo o suporte técnico que precisa no seu dia a dia, podendo tirar dúvidas a qualquer momento com uma equipe especializada.

Assim, ao contrário da plataforma, não é necessário aplicar uma inteligência ao cadastramento de dados nos formulários, nem mesmo se atentar a prazos de entrega de documentos.

Basta preencher as informações necessárias, que serão indicadas por esses profissionais, e deixar que o escritório toma conta do restante.

Portanto, uma das desvantagens da plataforma é justamente essa necessidade de manter uma organização e ter um conhecimento prévio sobre legislação fiscal e trabalhista, além das obrigações contábeis.

Se há dúvidas ou desconhecimento sobre algum processo, contratar uma orientação à parte pode acabar estourando o orçamento previsto para o mês.

Para decidir qual a modalidade mais adequada para cada negócio, é essencial levar em consideração alguns pontos, como a complexidade da atividade, a quantidade de notas fiscais emitidas e também de funcionários.

Mas uma notícia é animadora: ao contrário do que muitos pensam, a contabilidade por plataforma é válida para empresas de todos os portes e segmentos! Basta entender o que se espera da prestação desse serviço.

A única ressalva que eu faria seria para empresas de comércio e indústria, justamente por serem áreas de alta complexidade contábil e fiscal: têm venda entre estados, operações de troca, ações sob as quais incidem uma série de regras tributárias que a contabilidade online não vai dar conta.

Entendo que há vantagens e desvantagens em cada modalidade e, por isso, optei por adotar as duas na Capital Social – uma contabilidade híbrida, que atenda a diversos perfis de clientes e facilite o dia a dia do empreendedor.

Nossa plataforma é rápida, simples e intuitiva: não é difícil encontrar as informações dentro do site ou aplicativo.

Já para quem opta por nossos serviços como escritório, oferecemos uma consultoria contábil, com estratégias baseadas na inteligência do negócio, orientação técnica e trabalho proativo.

Acredito que essa seja a tendência da contabilidade do futuro, uma contabilidade digital que conte também com toda assistência necessária para o negócio.

O cliente cadastra as informações no site, que ficam disponíveis para nossa consultoria, tem todos os serviços disponíveis e também pode ligar e obter uma orientação técnica personalizada, um apoio efetivo.

O importante é entender que, em ambas modalidades, há tecnologia envolvida.

Mesmo o cliente mais tradicional, conservador, precisa se atualizar porque o mundo mudou.

As entregas de documentos não são mais feitas por meio de office-boys, mas pelo próprio preenchimento online.

O mundo é mais interativo, ágil e veloz – e a contabilidade jamais ficaria de fora dessa tendência.

Jornal Contábil