Quando o assunto é inovação, o primeiro passo a ser dado por uma empresa, e o mais importante, é realizar um processo de reflexão para tentar entender em que momento a operação ficou adormecida na criação de novos processos que acompanham a demanda do mercado e, em especial, do novo consumidor. Resgatando isso, é possível estabelecer uma estratégia de inovação alinhada ao propósito da empresa. E essa possibilidade aumenta quando se trata de uma empresa com o DNA inovador.

O segundo passo a ser dado é entender os problemas atuais da corporação, uma tarefa que irá ajudar no direcionamento das ações para estabelecer quais processos deverão ser sistematizados para alcançar a sua inovação. Existem situações em que a empresa já pode estar desenvolvendo bem o intraempreendedorismo, resolvendo diversos problemas do dia a dia com ideias da própria organização.

Neste estágio, é natural começar a vislumbrar espaços para ideias ou soluções que venham de fora, e naturalmente passam a buscar pela inovação aberta, ou externa. Esta pode agregar valor e acelerar a transformação de ideias em produtos. Porém, neste estágio, uma ferramenta que gerencie as ideias se faz necessária para que sejam analisadas as iniciativas e rapidamente avaliada as viabilidades para entender o impacto no negócio.

O terceiro ponto, que deve ser considerado como prioritário para evoluir as iniciativas planejadas, tornando-se um direcionador da inovação, é o uso dos KPIs, ou seja, os indicadores. Aqui, será possível avaliar qual é a capacidade de operação da inovação interna. Já estamos cansados de saber que inovação sem execução é ilusão e, por isso, indicadores como percentual de ideias implementadas sobre ideias capturadas dá uma boa noção de que rumo está tomando a inovação.

Para continuarem competitivas, as empresas precisam estruturar e sistematizar seu processo de inovação, ou seja, é como criar incubadoras internas. Se o processo não for realizado de forma organizada, o caminho para a evolução pode não acontecer, pois é preciso ser rápido para avaliar e decidir sua evolução. E você, está preparado para organizar e iniciar o seu processo de inovação?

————

*Angelo Roque é líder de inovação da Parabolt, empresa que transforma ideias inovadoras em negócios disruptivos e escaláveis. A Parabolt faz parte do ecossistema da gA, companhia global de tecnologia.

16 mai., 2023
O lucro líquido é uma medida importante para avaliar a rentabilidade e o desempenho financeiro de uma empresa.
15 mai., 2023
Entre os dias 22 e 26 de maio cada estado do Brasil terá atividades voltadas ao MEI e incentivando do empreendedorismo
13 mai., 2023
Saiba como as empresas lidam com obrigações e ativos certos e incertos em suas demonstrações financeiras
12 mai., 2023
Conheça algumas estratégias sobre como comunicar notícias difíceis aos funcionários, conforme a orientação de especialistas no tema.
11 mai., 2023
O tratamento tributário dado para as empresas do Simples Nacional tem sido motivo de discussão no Ministério da Economia.
10 mai., 2023
Quem é empresário sabe que o custo para conquistar novos clientes é superior ao valor para mantê-los
09 mai., 2023
A padronização da nota fiscal eletrônica será uma obrigação de todo MEI
08 mai., 2023
Confira as novas orientações sobre a declaração dos valores de IRRF na DCTFWeb
05 mai., 2023
Comunicado foi publicado hoje na página oficial do SPED
04 mai., 2023
Reajuste valerá para boletos com vencimento a partir de 20 de junho
Mais Posts
Share by: