28 de janeiro de 2020 / por ondatkm

Empreendedorismo: Saiba como abrir um negócio lucrativo

Um estudo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (SEBRAE) revelou algo extremo: nem 30% das empresas brasileiras sobrevivem no mercado aos primeiros 2 anos.

De outro modo, tanto em indústrias, como em comércio ou serviços, ainda existem obstáculos para se obter um negócio lucrativo.

Por essa razão, o planejamento tem sido a principal ferramenta de auxílio de milhares empreendedores. Além do planejamento, também existem estratégias essenciais e indispensáveis para qualquer negócio.

Pensando nisso, nós elaboramos esse post pensando nas melhores alternativas para montar um negócio lucrativo. Acompanhe!

Pense no canal de divulgação

Existem muitos canais de divulgação que, inacreditavelmente, ainda são inabitados por muitos empreendedores.

Primeiro, é importante pensar que o canal de divulgação e comunicação pode e deve ser variado do canal de venda. Por exemplo:

Uma empresa de locação de guindaste ou uma loja que vende assoalho de madeira possuem algo em comum: ambas necessitam de um espaço físico para realizar suas vendas.

No entanto, os canais onde as empresas irão se comunicar podem ser através de canais de divulgação online.

Para isso, existem inúmeros canais, alguns deles são totalmente gratuitos ou até mesmo cobram um custo mínimo de investimento. Os canais normalmente mais utilizados são: Sites, blogs, redes sociais, e-mail, entre outros.

Por essa razão, o marketing digital na sua empresa não pode faltar! Com ele, seu negócio pode ter mais visibilidade, reconhecimento, além de poder encontrar o seu público-alvo com mais facilidade.

Finanças e tributação do seu negócio

Já falamos sobre os meios essenciais para divulgar o seu negócio. Mas é raro uma empresa sobreviver apenas com o investimento em comunicação, não é mesmo?

Outro ponto de extrema importância para a sobrevivência sustentável de um empreendimento é o momento de escolher o meio jurídico e as tributações.

Por exemplo, uma fábrica que produz luminária a prova de explosão pode se enquadrar em regimes tributários diferentes. A tributação também pode ser variada. Para isso, é importante analisar junto a um contador qualificado.

Além do mais, existem também as entradas e saídas do caixa da empresa. Esses são dados de suma importância, pois devem ser registrados e coordenados para garantir a estabilidade financeira do negócio.

Nos dias de hoje, há diversas ferramentas práticas para controlar os dados de todos os recursos e transações feitas. Exemplos de algumas ferramentas são o capital de giro e o fluxo de caixa.

Seja persistente

Montar uma empresa é um processo burocrático e trabalhoso. No entanto, com um planejamento adequado e estratégias de marketing e de finanças, o seu negócio pode atingir novos patamares e obter sucesso!

Ao longo do post, vimos que os meios de divulgação são métodos eficientes para captar novos clientes e ter a tão sonhada visibilidade do negócio.

No universo online as possibilidades são muitas e existem ferramentas mais assertivas para planejar ações, com foco em obter cotações, refletindo diretamente nos seus resultados.

Também é essencial ter planejamento financeiro. Escolha sabiamente o modelo tributário e controle as despesas e receitas da sua empresa.

Seguindo essas dicas, seu negócio se desenvolve da melhor forma e os riscos são diminuídos!

 

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.