Entenda como é possível conseguir linhas de financiamento para a conquista deste objetivo.

Toda empresa em constante desenvolvimento estará frequentemente na busca por financiamento de longo prazo. São muitas as possibilidades, cujos prós e contras dependerão do momento financeiro do negócio e de quais são os seus objetivos.

Se o desejo da empresa é expandir as suas operações em território nacional, por exemplo, há possibilidades que podem ser exploradas para esse fim. O consultor Marcelo Viana, da  T4 Consultoria , explica que esse objetivo deve ser parte da realidade da empresa:

“Se a organização está em equilíbrio financeiro, está constantemente inovando e se desenvolvendo no mercado, e realmente já estava no plano de negócios a expansão territorial, é importante agir estrategicamente na captação de recursos de longo prazo para esse fim”, acrescenta.

Há muitas maneiras de obter financiamento a fim da expansão da empresa: empréstimo, financiamento, recursos de fomento, recursos próprios, etc. Para saber qual o melhor caminho é preciso analisar muito bem quais são os prós e contras e se realmente o investimento vale a pena.

 

Possíveis caminhos em caso de captação de recursos para expandir em território nacional

Sócio investidor

Uma das opções para conseguir recursos e expandir o negócio é incluir um ou mais sócios à empresa, que contribuirão para o seu crescimento. Viana explica que apesar de ser uma alternativa, é preciso ser bem analisada por parte da organização, afinal, esse sócio terá direitos e também poderá tomar decisões na empresa.

“Esse sócio investidor pode ser uma pessoa física, que também é conhecido como investidor-anjo ou pode ser representado por um fundo de venture capital”, explica.

 

BNDES – O Banco Nacional do Desenvolvimento

Uma das alternativas na captação de recursos para expandir é o BNDES, que oferece inúmeras linhas de crédito que podem ser utilizadas se a finalidade da empresa é a expansão em território nacional.

“Uma das alternativas é o BNDES Crédito Direto Médias Empresas, por exemplo, que oferece financiamento a partir de R$10 milhões, o que pode se encaixar em um projeto de expansão do negócio”, explica o consultor.

Essa linha específica de crédito tem tempo de carência de 12 a 60 meses e se utiliza de garantias reais como hipoteca, penhor, recebíveis, etc., ou, garantias pessoais como fiança ou aval. “Tempo de carência e garantias vão depender do acordo entre a empresa e a instituição”, acrescenta Viana.

DESENVOLVE SP

Em parceria com o BNDES Automático, o DESENVOLVE SP – O Banco do Empreendedor, também oferece linhas de financiamento de projetos de Investimento para a modernização do negócio, aumento da capacidade de produção, ampliação e expansão da empresa, etc.

Essa opção para a captação de recursos para expandir oferece prazo de 120 meses e carência de até 24 meses.

“Vale lembrar que essa é uma alternativa interessante no caso de pequenas e médias empresas que não dispõem de garantias reais suficientes. É fundamental que o empresário pesquise muito bem sobre as opções e o que mais tem a ver com as necessidades da empresa”, esclarece o consultor.

 

O que é preciso no momento da captação de recursos de longo prazo?

Viana esclarece que independentemente do objetivo do financiamento de longo prazo, é necessário que a empresa tenha um bom projeto de captação.

“Há muitos recursos e capital, mas faltam bons projetos. Há fundos internacionais aqui no Brasil, voltados para diferentes objetivos de uma empresa, como é o caso do private equity, venture capital e Pré-IPO. Mas o eles querem para investir são projetos relevantes e devidamente estruturados, que tenham planejamento e objetivo”, acrescenta.

Quando se recorre aos fundos de investimento, por exemplo, o intuito quando aprovam um projeto é que o investimento seja aplicado para a multiplicação da organização e não para pagamento de dívidas:

“O que é analisado é se o negócio possui um diagnóstico de sua realidade, se possui visão sobre as oportunidades para o seu segmento no mercado, se tem plano de ação e estratégias para a sua execução. Resumindo, no momento da captação de recursos para expandir ou para qualquer objetivo, fará toda a diferença se a empresa apresenta solidez”, conclui.

16 mai., 2023
O lucro líquido é uma medida importante para avaliar a rentabilidade e o desempenho financeiro de uma empresa.
15 mai., 2023
Entre os dias 22 e 26 de maio cada estado do Brasil terá atividades voltadas ao MEI e incentivando do empreendedorismo
13 mai., 2023
Saiba como as empresas lidam com obrigações e ativos certos e incertos em suas demonstrações financeiras
12 mai., 2023
Conheça algumas estratégias sobre como comunicar notícias difíceis aos funcionários, conforme a orientação de especialistas no tema.
11 mai., 2023
O tratamento tributário dado para as empresas do Simples Nacional tem sido motivo de discussão no Ministério da Economia.
10 mai., 2023
Quem é empresário sabe que o custo para conquistar novos clientes é superior ao valor para mantê-los
09 mai., 2023
A padronização da nota fiscal eletrônica será uma obrigação de todo MEI
08 mai., 2023
Confira as novas orientações sobre a declaração dos valores de IRRF na DCTFWeb
05 mai., 2023
Comunicado foi publicado hoje na página oficial do SPED
04 mai., 2023
Reajuste valerá para boletos com vencimento a partir de 20 de junho
Mais Posts
Share by: