22 de janeiro de 2020 / por ondatkm

Esteja preparado para os desafios da vida de empreendedor

É fato que o Brasil é um país com um grande número de empreendedores, segundo o estudo do GEM (Global Entrepreneurship Monitor) análises trouxeram um resultado de que 38% da população economicamente ativa, tem o seu próprio negócio.

Certamente esses números existem, por conta de todas às facilidades que foram impostas pelo MEI (Micro Empreendedor Individual), mas apesar disso, o mercado não muda o fato de que o empreendedor precisa estar muito bem preparado, para atuar em um ambiente tão concorrido.

Por isso, preparamos esse conteúdo para que você empreendedor, esteja preparado para todos os desafios que possam surgir no meio do caminho. Veja agora!

As possibilidades de atividade de negócio

É muito natural que o empreendedor selecione uma determinada atividade, onde já possui certa experiência na prática, por se tratar de um negócio familiar, por ter feito algum curso do segmento, ou ter experiência de trabalhos anteriores.

Portanto, nos tópicos a seguir vamos mencionar possíveis segmentos que você pode atuar, e deve estar preparado para os possíveis desafios.

Atividades no setor Industrial

O empreendedorismo em atividades do ramo industrial, geralmente requer maior capital para o seu começo, pois existem custos como por exemplo instalações prediais, compra de determinados equipamentos, desenvolvimento de processos, e também existe a necessidade de estruturar toda logística para determinar um fluxo de vendas, produção e entrega, trabalhando a saúde do seu negócio.

Vale frisar, que existe apoio a esse tipo de atuação, com aporte financeiro como por exemplo do BNDS e incentivos fiscais. Além de apresentar resultados com maiores faturamentos em relação aos outros tipos.

Imagine que um empreendedor decide abrir uma fábrica de produtos como luminária a prova de explosão.

– Busca de crédito (se não houver o recurso próprio) junto ao BNDES, indicando o plano de negócios estruturado, incluindo os fornecedores, planos de prospecção e vendas, processo de produção e detalhes considerando todo o desenvolvimento do negócio.

– Instalação predial

– Desenvolvimento de todos os processos de produção

– Contratação de equipe completa (Produção, Administrativa, Financeira, Fiscal, Logística, Vendas)

– Atendimento às normas de regulamentação (NR’S) envolvidas no processo

– Atendimento a todos os parâmetros fiscais.

E então começar a produzir…

————————————————————–

Atividades Comerciais

O segmento de mercado varejista no Brasil, é muito consolidado e muitos ramos de atuação seguem em alta, pois o varejo é o principal empregador do país, sendo assim, é muito comum um colaborador sair de uma empresa, tendo em mente utilizar os seus direitos de rescisão para iniciar o seu próprio negócio como empreendedor.

Na maioria dos casos, empreendedores com experiência em determinado ramo, procuram por recursos de terceiros para começar às suas atividades.

Vamos imaginar agora, uma mulher de 30 anos que trabalhou durante anos em uma loja do ramo de construção como gerente, então ela sai do seu emprego, se especializando no nicho específico de assoalho de madeira.

No caso dessa nova empreendedora, ela precisará se preocupar com alguns pontos para o sucesso do seu negócio.

– Procura de um bom ponto comercial

– Atendimento considerando todos os parâmetros fiscais

– Busca de crédito (se não houver recurso próprio), em bancos tradicionais

– Boas parcerias para oferecer condições de pagamento atrativo aos clientes

– Desenvolvimento de mídias de propaganda para captar clientes

– Compra de estoque inicial

 

——————————————————————————-

Prestação de Serviço

Por fim, o mais comum no momento de arriscar em empreender, está a prestação de serviço, onde existem profissionais qualificados em certos assuntos, oferecendo os seus serviços e conhecimento para resolver problemas específicos dos seus clientes.

No caso de um empreendedor que deseja trabalhar com a manutenção de chiller, um dos principais investimentos será a compra de ferramentas necessárias, para a realização dos serviços. E no caso de uma alta demanda, o ideal seria a abertura de um espaço de escritório, para conseguir realizar todos os atendimentos dos interessados ao serviço.

———————————————————

Se prepare para empreender!

É verdade que o empreendedorismo gera grandes desafios constantemente, e muitos brasileiros estão apostando nessa nova onda de crescimento, tanto que números de 38% da população nos faz o país com o índice mais alto de empreendedorismo, dentre todos os países que são participantes da BRICS.

Além de grandes desafios, empreender também gera transformação de vidas!

 

—————–

Dica Extra do Jornal Contábil: Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, videoaulas simples e didáticas,passo a passo de cada procedimento na prática. Tudo a sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.

Esse conteúdo foi escrito pela assessoria do Soluções Industriais em parceria com o Jornal Contábil.