18 de dezembro de 2019 / por ondatkm

Governança Corporativa: Entenda sobre a auditoria independente

A auditoria independente é um dos pilares da governança corporativa e entender sobre o seu grau de importância em uma organização é fundamental.

Com minha experiência de mais de 35 anos no mundo empresarial e desde 2015 à frente da MORCONE Consultoria Empresarial, vejo de perto o quão necessário é que o empresário hoje seja educado quanto à governança corporativa.

governança corporativa é resultado da evolução no mundo dos negócios gerando conglomerados empresariais, o que criou a necessidade da criação de regras (leis e regulamentos) para um controle das atividades nas organizações. Mas não se trata de um conceito estático, ou seja, embora a governança corporativa tenha seus pilares e princípios, se adapta aos diferentes modelos de negócios existentes.

Hoje, trago um artigo que aborda exclusivamente o tema auditoria independente na governança corporativa.

O primeiro ponto a se esclarecer quanto à auditoria independente é que não tem a responsabilidade ou atribuição para determinar mudanças na empresa, nos sistemas, nas rotinas ou procedimentos.

O princípio básico para se compreender o papel da auditoria independente na governança corporativa é apresentar informações, sugestões ou recomendações consistentes, levando-as ao conhecimento das áreas envolvidas. Em muitos casos, pode ser que se confunda o papel da auditoria independente com o do conselho de administração.

Em muitos negócios, o conselho de administração assume funções pertencentes ao papel da auditoria independente, nesses casos, a concentração acionária existente na organização refletirá sobre o grau de independência do conselho de administração.

Principais características da auditoria independente na Governança Corporativa

A auditoria independente tem importância para o amadurecimento do negócio, garantindo a credibilidade para as demonstrações contábeis das empresas ao atestar, de acordo com os limites estabelecidos pelas normas profissionais, que foram determinadas de acordo com as práticas contábeis adotadas pela empresa.

A auditoria independente na governança corporativa assume um papel social à medida que ajuda a organizar o mercado e contribui para um cenário de maior transparência e confiança entre a empresa e partes interessadas.

Outro ponto que julgo importante frisar é que a auditoria independente também atua no fortalecimento da governança corporativa e agrega valor ao negócio, isso ocorre, por uma razão simples de assimilar —, ajuda no processo de alinhamento de interesse junto às partes envolvidas e às premissas básicas referentes à transparência de informações.

Como o próprio nome indica, se trata de uma auditoria que ocorre de maneira independente no negócio e é realizada por profissionais que têm uma visão clara sobre os diversos processos que compõem a organização. Essa visão de alguém com experiência, que compreende profundamente os sistemas do negócio, que consegue facilmente enxergar as lacunas e o que pode ser melhorado, é fundamental!

A auditoria independente na governança corporativa também atua intimamente no processo de gerenciamento de riscos, isso se deve ao fato de que a auditoria independente constantemente avalia e oferece conhecimentos sobre os processos em um negócio e sobre quais as estruturas necessárias e que levam uma empresa ao desenvolvimento e sucesso.

 

Carlos Moreira – Há mais de 35 anos atuando em diversas empresas nacionais e multinacionais como Manager, CEO (Diretor Presidente), CFO (Diretor Financeiro e Controladoria) e CCO (Diretor Comercial e de Marketing).