16 de janeiro de 2020 / por ondatkm

Negócios: Saiba como ter uma gestão eficiente para a sua empresa

Gestão empresarial é aplicar os recursos e ferramentas no seu negócio de uma maneira que seja possível tomar decisões importantes, contribuindo para o crescimento sustentável do negócio.

O sistema de aplicação busca alcançar os melhores resultados a fim de expandir seu negócio e aumentar sua carteira de clientes.

Qualquer empresa se assemelha a uma máquina! Nesse sentido, é necessário que haja processos definidos de fora interna, que os participantes estejam treinados e alinhados com a cultura, e que as normas sejam respeitadas, para seguirem todos numa mesma direção.

O sincronismo é fundamental para que todas as partes funcionem de acordo, pois o mercado está cada vez mais competitivo e ganhar a atenção dos clientes em meio a mudanças constantes é um grande desafio a gestão.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para falar sobre a gestão empresarial e sua importância para as empresas.

Conheça os recursos de uma empresa

Gerenciar uma empresa é uma missão desafiadora, pois como já citado anteriormente, todas as partes devem estar sincronizadas, e podemos imaginar isso como num grande projeto de construção.

Imagine os inúmeros processos na construção desde os primeiros passos para conseguir as licenças para construção, passando pelas decisões de compra, locação, contratação de mão de obra, e todas as etapas da construção.

Uma obra devidamente gerenciada gera grandes resultados, enquanto uma obra má gerenciada pode gerar até mesmo prejuízo.

Por isso é importante conhecer todos os recursos e limitações para executar os processos.

 

Administrar as pessoas

O recurso de mão de obra é importante para o desenvolvimento da atividade, pois apenas há uma contratação quando não é produtivo que uma pessoa executa sozinho aquela tarefa, a equipe deve ter qualidade e trabalhar com o mesmo objetivo.

Habilidades como: extrair o melhor desempenho, ser líder, ter capacidade de transmitir conhecimento, e capacidade de motivar e lidar com pessoas, são importantes para o crescimento da gestão nesse ponto.

Controle e Projeções

Ferramentas de controle e desempenho sempre são importantes para avaliação, sejam para o controle de processos, finanças, indicadores de produtividade entre outros.

Executar um bom controle capacita os gestores para tomarem decisões baseado em fatos.

Projetar e planejar são ações importantes, pois definir um calendário para que as ações aconteçam são essenciais para o avanço. Vamos novamente imaginar a grande obra, podemos pensar no processo todo definido em um Diagrama de Gantt, com todas as tarefas devidamente atribuídas a colaboradores para serem executadas.

É importante ressaltar que há tempo certo para todos os processos, por exemplo, o primeiro passo para ocorrer a construção é ter a documentação para executar a obra, e, seguida a fundação, construção e por fim o acabamento.

Não adianta que no processo de documentação, já ter comprado e contratado pessoas para aplicação de assoalho de madeira no Hall, ou então, já terem feito pedido de luminárias a prova de explosãopois ainda não é tempo.

Controlar recursos financeiros

O controle financeiro é fundamental para que a empresa sobreviva e cresça, imaginando o processo da obra, hoje, há profissionais como engenheiro de custos, que são especialistas em fazer o melhor uso dos recursos.

Profissionais como esses, são responsáveis por definir quais serão os materiais, celebrar contratações de máquinas, por exemplo a locação de guindaste.

Busque uma gestão empresarial eficiente

Como vimos ao longo deste conteúdo, em todas as empresas os processos administrativos devem ser bem sincronizados, decisões devem ser tomadas por meio de números e dados concretos, utilizando com melhor eficiência os recursos disponíveis, sejam eles financeiros, colaboradores, estoque ou ferramentas.

Atenção a um tipo de ambiente com mudanças frequentes, a falta de gestão se torna um problema comum, e nesse momento uma expansão inesperada, ou a não adequação de um processo ou produto, ou outros fatores podem levar a empresa a falência.

Entretanto uma gestão empresarial eficiente, entrega resultados lucrativos, e crescimento constante!

 

 

————

Esse conteúdo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais em parceria com blog Jornal Contábil.