Você sabe o que é  SEO  (Search Engine Optimization)? Se a resposta é não, acredite: você pode estar perdendo dinheiro. Afinal, a aplicação de técnicas de  SEO  caracterizam uma das maiores estratégias de marketing digital. O que, como você provavelmente já sabe, é muito importante para alavancar o seu  negócio  no ambiente digital.

Mas antes de começarmos a falar sobre o tema, é preciso primeiro entender por que ele é tão relevante. Para isso, é importante frisar que, atualmente, é muito difícil falar sobre  empresas  bem-sucedidas sem mencionar a internet. Isso porque os sites e redes sociais se tornaram decisivas na hora de os clientes optarem por um serviço ou produto.

Você mesmo provavelmente pesquisa no Google antes de comprar qualquer coisa, certo? Da mesma forma, milhões de outras pessoas utilizam o ambiente online para escolher os melhores fornecedores. Ou seja, podemos concluir que é essencial que a sua  empresa  tenha presença online para conquistar esse espaço.

Como mencionamos acima, utilizar técnicas de  SEO  pode poupar muito tempo e esforço. Então vamos falar um pouco sobre o assunto?

O que é SEO?

A sigla  SEO  pode ser traduzida para Otimização Para Mecanismos de Busca. Como no mundo o Google é o principal buscador, utilizamos o site como referência para definir todos os critérios de otimização. Dessa forma, a sigla basicamente significa que você vai enquadrar o seu site em padrões que facilitam a busca pelos outros usuários.

O grande objetivo de quem estabelece uma  estratégia de SEO  é conquistar as primeiras posições de uma busca. Por sua vez, isso é importante porque raramente os usuários passam da primeira página ao realizar uma pesquisa.

Uma das grandes vantagens do  SEO  é que você pode economizar dinheiro. Isso porque a otimização é gratuita, logo você não precisa investir no Google AdWords para aparecer entre os primeiros resultados. Porém, tenha em mente que é preciso muita dedicação e  estudo  para conseguir alcançar todos esses critérios. Então vamos ver como isso é possível?

Confira abaixo 4 dicas para aplicar técnicas de SEO:

Desenvolva um Meta Title otimizado

O Meta Title é o título do seu site, aquele que aparece logo no início nas buscas do Google. Como ele é o primeiro contato entre o cliente e a sua  empresa , ele precisa ser bastante atrativo para você não perder o clique. Para isso, ele pode seguir os seguintes critérios:

●      Conter uma média de 55 caracteres;

●      Conter a palavra-chave à esquerda (falaremos mais sobre palavras-chave) no começo do título;

●      Ser objetivo e;

●  Destacar o mês e ano do conteúdo para uma sensação de “freshness”, ou seja, conteúdo atual.

Evite textos muito longos

Um dos conhecimentos populares de  SEO  é que o leitor online geralmente tem apenas 2 minutos para ler um texto. Ou seja, existe a chance de que alguém abandone a sua página caso o conteúdo seja muito exaustivo.

A regra tida pela maioria dos profissionais de marketing digital é que um bom texto contém, em média, 2.500 caracteres. Logo, você pode usar essa base para os textos do seu site ou blog.

Use palavras-chave otimizadas

As palavras-chave são como o ponto central das técnicas de  SEO. Pense nesses termos como as palavras mais buscadas pelos usuários. Se você tem uma loja de flores, por exemplo, uma ótima palavra-chave para incluir no seu site seria algo como “loja de flores sp”.

A busca por keywords é um dos passos mais importantes na criação de conteúdo. Se você já é familiarizado com o Google Adwords, uma ótima dica é usar a própria ferramenta para encontrar o volume de buscas do termo desejado. Porém, você pode também utilizar outras ferramentas gratuitas como o  UberSuggest.

Lembre-se de que nem sempre um volume de buscas alto é o ideal para alcançar as primeiras posições. Afinal, você pode competir com diversos outros sites que usam as mesmas palavras-chave e acabar desperdiçando o seu tempo. Procure termos segmentados e diretamente relacionados ao seu  negócio  para conseguir isso de maneira mais fácil.

Por último, vale mencionar que as palavras-chave devem ser inseridas em seu conteúdo de forma natural, sem muitas repetições.

Adapte a página para a versão mobile

Outro fator muito importante é que o seu site deve ser adaptado para os celulares. Isso porque a maioria dos acessos em páginas de diversos segmentos são feitos pelo smartphone ou tablet. Logo, se o seu site não for amigável na versão mobile, você pode perder clientes.

Quando você entende o que é  SEO , você sabe que o Google preza pela experiência dos usuários. Se você entrar em um site que demora muito para carregar no seu celular, existe a chance de que você deixe a página sem ao menos ler o conteúdo.

Por esse mesmo motivo, o tempo de carregamento da página também é muito relevante.

Pronto! Agora você já conhece algumas das principais técnicas de  SEO. Porém, não se esqueça de que esse é apenas um pedaço desse grande universo do marketing digital. Com o tempo, você entenderá melhor sobre os critérios do Google e poderá revolucionar a forma como você trabalha com o site da sua  empresa.

Para isso, não deixe de ler os nossos demais artigos. Caso tenha dúvidas sobre o assunto, deixe o seu comentário no espaço abaixo e aproveite para compartilhar o artigo nas redes sociais!

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