26 de fevereiro de 2018 / por Editorial

Dicas da Roberta: Planejamento Empresarial

O planejamento empresarial é essencial para o sucesso do seu negócio. A diretora e contadora especialista da Nova Equipe M, Roberta Mantovani, reuniu algumas perguntas básicas para acabar de vez com as dúvidas sobre o tema.
Confira abaixo ou assista o vídeo no fim da página!


O que é?

O planejamento empresarial é uma das principais ferramentas para o empresário atingir seus objetivos. Dentro do planejamento empresarial existem várias estratégias e ações que podem ser tomadas e pensadas para garantir seu total desempenho. A principal delas, por exemplo, é o planejamento orçamentário, que estuda e projeta seus investimentos, fundamental para traçar o sucesso da sua empresa.

Quando fazer?

Ele deve ser feito no último trimestre do ano anterior ao ano que esteja sendo planejado. Ou seja, se você está preparando sua empresa para o ano de 2018, o ideal é já ter feito o planejamento em outubro de 2017. Caso você não tenha começado o planejamento neste período, não hesite em começar o quanto antes. O importante é fazer!

Como fazer?

O primeiro passo a ser tomado são os líderes definirem quais são os objetivos e os resultados que a empresa que atingir. Em seguida, o gestor da empresa deve se reunir com todos os responsáveis das áreas estratégicas para definir as metas e ações do ano em pauta.

Quem fazer?

O planejamento empresarial deve ser feito pelo gestor da empresa, ao lado dos responsáveis de todas as áreas estratégicas. Neste processo, uma dica é incluir o seu contador de confiança para participar do planejamento. Desta forma, ele ou ela estará suficientemente envolvido para resolver qualquer problema que surgir no caminho.