18 de fevereiro de 2020 / por ondatkm

PME: Como criar uma estratégia para eliminar as contas atrasadas?

Um dos problemas mais comuns de toda empresa é conseguir controlar seu orçamento mensal. Para que essa tarefa seja feita com eficiência, é preciso contar com um planejamento adequado, focado em eliminar as contas atrasadas e evitar impactos negativos na sua PME.

Quando há um descasamento do fluxo de caixa — ou seja, quando você recebe no dia 15, mas precisa pagar os fornecedores no dia 10, por exemplo —, a saúde financeira da sua empresa fica comprometida. Nesse cenário, o orçamento bem executado é uma obrigação, mas pode ser difícil saber como colocá-lo em prática.

Para ajudar você a ter sucesso nessa estratégia, mostraremos a seguir o conceito de orçamento por mês, como as contas atrasadas o impactam, de que forma organizá-las e como criar uma estratégia para eliminá-las. Vamos começar?

 

O que é o orçamento mensal?

gestão orçamentária mensal é um dos aspectos mais importantes para as empresas e define a quantia que deve ser desembolsada nesse período para o pagamento de contas, compra de itens necessários ao funcionamento do negócio, etc.

No entanto, o orçamento também contempla a projeção de recebimentos — por isso, sua prática deve ser adotada independentemente do porte da empresa. Portanto, a diferença entre o que entrará e sairá deve se manter positiva.

Também é a prática do orçamento que eliminará as contas atrasadas. A relação é simples: quando você tem dinheiro guardado para honrar os compromissos assumidos, conseguirá pagá-los, mesmo que algum cliente fique inadimplente. Desse modo, atinge-se o equilíbrio financeiro, desejo de todos os empreendedores.

A melhor forma de realizar o controle financeiro da sua empresa é manter todas as contas lançadas em um sistema. Desta forma, você saberá exatamente quanto de dinheiro vai entrar e quanto vai sair. Esse controle ajuda você a se organizar com antecedência para o pagamento das contas do mês.

Relatório de saldos por período

————

Como as contas atrasadas impactam no orçamento mensal de uma PME?

Os pagamentos de contas em atraso devem ser evitados ao máximo. A consequência mais direta dessa situação é o desequilíbrio financeiro da empresa, já que a conta é paga depois do vencimento e, portanto, sofre a incidência de multas e juros. Essa quantia extra que será revertida para o pagamento desses encargos deixará de ser aplicada no negócio.

Com isso, sua vantagem competitiva é reduzida, já que fica mais difícil inovar e investir para atrair mais clientes. Além disso, a imagem da sua empresa fica manchada perante o mercado, o que torna complicado obter empréstimos e financiamentos no futuro, bem como encontrar fornecedores que aceitem pagamentos a prazo.

———–

Como organizar as contas atrasadas?

A principal recomendação, nesse caso, é fazer um bom controle de caixa, que seja eficiente, rápido e automatizado. Deixe as planilhas de lado e adote um sistema voltado para PMEs que permite visualizar as informações individualmente e de forma agrupada.

Perceba que o fluxo de caixa é uma ferramenta essencial para a gestão financeira, porque acompanha toda a movimentação de recursos. Quando bem elaborado, facilita a projeção do valor que você receberá e deverá pagar no mês. Isso leva a um planejamento mais eficiente das atividades e uma definição mais clara das metas a serem alcançadas.

Fluxo de caixa

Também é importante ter um cuidado com a organização física dos documentos. Separe pastas e arquivos por fornecedor ou data, para ter uma visualização mais clara. Essa questão pode ser complementada com a geração de relatórios, que pode ser feita pelo sistema de gestão financeira.

Por fim, o software utilizado deve contar com lembretes diários de pagamentos e recebimentos, que facilitam a verificação de um possível descasamento de caixa.

———–

Como criar uma estratégia para eliminar as contas atrasadas?

O primeiro passo é anotar toda a movimentação financeira do seu negócio. Essa questão pode ser monitorada pelo fluxo de caixa, que indicará como estão as entradas e saídas de recursos

No entanto, se você já tem contas atrasadas e precisa minimizar o impacto no orçamento da sua empresa, o ideal é cortar os supérfluos para aumentar a margem de lucro. Com o dinheiro que sobra, é possível quitar o que está pendente e/ou reduzir os juros.

 

 


Fonte: Jornal Contábil