empreendedorismo  está batendo recorde no país em 2019: mais de 2 milhões de  empresas  foram abertas de janeiro a agosto, segundo o Indicador de Nascimento de  Empresas  da  Serasa Experian. Foi o número mais alto dos últimos dez anos. A via do  negócio  próprio tem sido uma opção de trabalho e de renda cada vez mais comum entre os brasileiros –  56% deles, aliás, desejam ser donos de uma empresa.

Como transformar esse desejo em realidade ainda em 2020? Segundo Daniel Leipnitz, presidente da Associação Catarinense de Tecnologia ( ACATE ), até se consolidar, um novo  negócio  passa por várias etapas de amadurecimento. “Tudo começa com uma ideia, que precisa ser planejada, testada, lapidada e colocada em prática. Só então ela pode se tornar escalável e levar à expansão da  empresa ”.

Sete  empreendedores  contaram suas experiências e deixaram orientações importantes para cada fase de um novo  negócio. Conheça os detalhes de cada etapa e quais devem ser as prioridades para superar os desafio em todas elas:

Ideação: Identifique uma oportunidade

A jornada do  empreendedor  começa na descoberta de uma oportunidade de  negócio , fase conhecida como “ideação”. É comum que ideias surjam da experiência cotidiana – por isso, ter o olhar antenado às situações do dia a dia é importante. Foi assim com o  Asaas , conta  digital  para  empreendedores  criada em 2013. Seus fundadores perceberam quanto tempo perdiam com a cobrança dos clientes quando ainda tinham outra  empresa  – e solucionar esse desafio se tornou uma meta. “Criamos um protótipo que automatizava o processo e passamos 7 meses ajustando o  software. Notamos que a gestão de pagamentos em geral era uma demanda, e então atacamos essa frente também”, diz Piero Contezini, CEO do Asaas, reconhecida pela Fisher Venture Builder entre 51 fintechs para ficar de olho.

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Pré-operação: Entre em contato com o ecossistema

A pré-operação – fase que antecede a criação de fato da empresa – é o momento ideal para se aproximar de quem já atua no mercado. Aprender com os melhores foi o que Eduardo Varela buscou fazer para colocar de pé a  Codenationstartup  de capacitação de desenvolvedores e cientistas de dados. Nos últimos dois anos, esteve várias vezes no Vale do Silício, nos EUA, mapeando as necessidades das  empresas  globais de tecnologia. “Conversamos com desenvolvedores e as principais aceleradoras americanas para aperfeiçoar a plataforma de treinamento e de seleção da Codenation”, conta.

Ter nascido em um  coworking  em Porto Alegre teve efeito parecido na  Diálogo Logística. “O contato com outros  empreendedores  nos deu um  mindset   de inovação tecnológica e compartilhamento, e vimos que nosso diferencial estava nisso”, diz Ricardo Hoerde, CEO e cofundador da  empresa , especialista em entregas de itens leves para  e-commerce  com clientes como Magazine Luiza, Renner e Via Varejo. Com mais de 100 colaboradores e crescendo 105% ao ano atualmente, a Diálogo também se beneficiou de programas de aceleração, como o Scale-up Endeavor. “Isso nos ajudou a focar, a reforçar o que estava certo e a corrigir o que não funcionava”, afirma Hoerde.

Validação: Encontre o  product market fit

A etapa de validação envolve encontrar o  product  market  fit  – ou seja, enquadrar um produto ou serviço no mercado certo. Esse foi o principal desafio da  Involves. “Se você quer  empreender , pense que a sua  empresa  precisa resolver um desafio real do cliente. Ele precisa enxergar valor para quem esteja disposto a pagar pela solução”, afirma André Krummenauer, cofundador e CEO da empresa. Antes de chegar à versão final do seu  software  para gestão de trade  marketing  – o Involves Stage – outros 10 produtos foram testados. “Trabalhamos muito até encontrar um problema muito específico que podíamos resolver. Na validação, o importante é se dedicar totalmente ao cliente e ao ajuste do produto. O resto é supérfluo nesse estágio”, aconselha.

Operação: Dedique-se à gestão de pessoas

Com um produto pronto e testado, o sucesso da operação de um novo negócio depende das pessoas com quem o  empreendedor  pode contar. Por isso, Itai Sadan – cofundador e CEO da  Duda , plataforma de criação de sites nascida no Vale do Silício – dedica boa parte da sua atenção aos talentos da  empresa. “ Empreendedores  devem investir 30% do tempo diretamente em pessoas: não só selecionando as melhores, mas também na comunicação de estratégias e decisões, para que todos desempenhem sua função com excelência”. Com um escritório recém-aberto em Florianópolis, Sadan tem levado o próprio conselho ainda mais a sério agora que a Duda está em plena expansão, com foco na América Latina.

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Tração: Desenvolva um modelo escalável

A tração representa a consolidação de um modelo de vendas em escala. É quando o comprometimento dos  empreendedores  e a capacidade de crescer e gerar lucro no mesmo ritmo são colocados à prova. É como pensa Jonathan Pirovano, CEO da  Motoboy.com , plataforma online de entregas ultra-rápidas de produtos e documentos. “Crescimento a qualquer custo já não é mais tolerado.  Empresas  que vivem de  marketing  e compra de clientes estão com os dias contados”. Pirovano e o sócio, Rafael Perboni, já desvendaram o caminho das pedras. “É essencial operar com estruturas enxutas e adotar melhorias  tecnológicas  que permitam fazer mais com menos. A inteligência artificial, por exemplo, é uma opção para reduzir custos e ter um  negócio  sustentável”, diz.

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Expansão: Olhar além do horizonte

Valorizar novas oportunidades pode ajudar na hora de olhar além. Resolver a dor de seus clientes nos países da América Latina é um caminho viável, e que se abre para  Transfeera. “Tivemos uma imersão no Vale do Silício durante um programa de aceleração da Visa. O contato com  empresas  globais nos mostrou que esse poderia ser nosso próximo passo”, diz Guilherme Verdasca, CEO da fintech. Fundada há menos de três anos, a startup tem dois produtos: um que automatiza pagamentos e outro que faz validação bancária. Com clientes como Rappi, iFood, Unilever e Ebanx, a plataforma da Transfeera movimenta R$ 55 milhões e cresce 15% ao mês.

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