10 de fevereiro de 2020 / por ondatkm

Qual a importância da contabilidade para as pequenas empresas?

Atualmente a contabilidade da empresa vai além de apenas apurar e pagar impostos. Os dados contábeis hoje podem ser usados para fins estratégicos, graças à tecnologia. Isso gera novas oportunidades de crescimento.

Pesquisas apontam que muitas das novas pequenas empresas estão investindo mais em tecnologia, incluindo em soluções aplicáveis à contabilidade.

Porém os antigos papéis ainda são importantes.

A parceria com uma empresa contábil é importante em primeiro lugar para auxiliar contra os riscos da abertura de um negócio, assim como os trâmites burocráticos envolvidos no processo.

O controle das finanças de um negócio é bem mais difícil sem o apoio de um profissional. Por exemplo, um hábito que pode causar um rombo nas contas se usar o caixa da empresa para retiradas pessoais. A consulta com um contador ajuda a evitar maus hábitos de gestão.

Há uma série de obrigações adjacentes ao pagamento de impostos, por isso é fundamental o auxílio contábil. Mesmo as pequenas empresas tem uma alta carga de taxas a serem pagas.

Por vezes algum aperto financeiro e uma diminuição nas vendas pode ocorrer, e nestes momentos é indispensável o apoio contábil para que a dificuldade possa ser enfrentada com mais tranquilidade e informações úteis.

Outro processo que pode ser facilitado se houver ajuda contábil e o pedido de créditos ao banco, especialmente neste momento em que as instituições financeiras estão exigindo mais garantias na hora de conceder empréstimos.

O fisco brasileiro não tolera atrasos e obrigações acessórias com inconsistências. Estes erros geram juros incidentes e multas de até 20% do valor devido. Evitar casos como este é mais um motivo para contratar ajuda contábil.

Gestores que não valorizam a contabilidade em pequenas empresas ignoram que só através dela é que se pode escolher o regime tributário mais adequado e formas de ser menos tributado.

Por último, uma vantagem para as pequenas e médias empresas. A consulta contábil pode ser online. Essa é a melhor forma de garantir custos adequados à realidade de uma PME.