4 de novembro de 2019 / por ondatkm

Responsabilidade Social: afinal qual o papel da minha empresa?

Cada vez mais as empresas e organizações estão empenhadas em transformar  interesses econômicos em fins públicos. Estamos vivendo um momento, em que ter um papel ativo para a construção de uma sociedade mais justa, torna-se parte da missão e dos valores de muitas marcas.

O que é responsabilidade social nas empresas?

A responsabilidade social nas empresas  é um conceito que descreve o compromisso de uma empresa de conduzir seus negócios de maneira ética. Isso significa gerenciar seus processos de negócios, levando em consideração o  impacto social, econômico e ambiental.

Como ser socialmente responsável?

Em sua essência, ser socialmente responsável significa reconhecer a responsabilidade pelo impacto de suas escolhas no mundo, contribuindo com o bem da sociedade e do meio ambiente. Está relacionado ao conceito de ética e implica  em trabalhar não apenas para maximizar seus lucros como promover os interesses da sociedade como um todo.

Como a minha empresa pode ajudar?

As boas práticas de responsabilidade social começam dentro da própria empresa. As organizações devem manter igualdade salarial, apoiar a diversidade, incentivar a busca pelo autoconhecimento, dar oportunidades, valorizar as pessoas para ajudar o crescimento como um todo, de forma a criar conexões sólidas com todos os colaboradores.

Pensar de forma sustentável. Se a sua empresa ainda não possui o pensamento sustentável, está mais do que na hora de começar. Além dos processos sustentáveis, garantir economia para o seu negócio, ajuda o planeta a não sofrer consequências sérias causadas pelo consumo excessivo como também é beneficiada por atribuir uma ótima imagem para organização.

Criar ações solidárias

Outra forma de colocar em prática a responsabilidade social, vem da criação de ações para ajudar instituições e comunidades próximas a sua empresa.

Ações especiais feitas como campanhas de arrecadação de agasalho são uma forma de unir e envolver os colaboradores a um causa comum. Através  dessas ações as empresas acabam suplantando um espírito de colaboração que abraça todos à sua volta.

Uma empresa que todos os anos promove uma campanha de doação de agasalhos, é a Tecnogera, especializada em soluções para locação de equipamentos de energia. Ela consegue reunir cobertores e mantimentos destinados à instituições e próximos à sua sede. Além disso, doações de mantimentos e brinquedos, dias de recreação e visitas são realizadas ao longo de todo o ano.

Promove também o Natal Solidário,  que ajuda a levantar doações para diversas instituições que atendem crianças, adultos e idosos. Nessa ocasião todos os colaboradores são convidados a participar da entrega dos presentes agregando ainda  mais valor a ação.

Importância das ações sociais

A possibilidade de adotar ou criar ações  deste tipo é possível para todas as organizações, sejam elas de grande, médio ou pequeno porte. Todos possuem a capacidade de mudar vidas, dando mais  oportunidades aos menos favorecidos.

Independente tamanho da sua empresa, se cada um fizer a sua parte, temos grandes chances de construir um futuro mais digno para todas as pessoas e para o meio ambiente.