O mercado foi marcado nos últimos anos por uma onda de  startups. Somente no Brasil o número de  empresas  que seguem este modelo é de aproximadamente 12 mil, segundo pesquisa apontada pela Startupbase.

Tal cenário fez com que diversos investidores do mercado financeiro voltassem seu foco para os unicórnios. Avaliadas em US$1 bilhão ou mais, boa parte das  startups  têm uma particularidade em relação a outros tipos de negócios: mesmo com este valor, elas operam no vermelho.

Um exemplo deste processo são os bancos digitais, que ganharam espaço no mercado, contudo ainda possuem prejuízos consideráveis.

Portanto, o que faz este tipo de negócio ser um atrativo para investidores são sua filosofia voltada para  inovação  e perspectiva de crescimento exponencial.

Ou seja,  diferente de investimentos em renda fixa , os riscos em se investir em  startups  são maiores, o que faz com que os investidores deste tipo de  negócio  estudem melhor os bons  negócios  da área.

Ainda assim o fracasso da oferta pública inicial (IPO) da WeWork após a exposição de diversos problemas de gestão da  startup , fez com que um sinal de alerta para investimentos em unicórnios fosse aceso.

Não à toa após o caso, houve um movimento de investidores das fases intermediária e final das startups que passaram a exigir mais garantias.

Isto porque foi exposto que somente o número de clientes e ‘popularidade’ dos unicórnios não basta para que a empresa consiga compensar sua operação no vermelho.

Um caso que exemplifica isto é o da Amazon. Com valor de mercado superior a US$1 trilhão, a multinacional demorou alguns anos para que passasse operar no vermelho. E mesmo se tornando uma gigante mundialmente conhecidas, seu  Lucros Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização, sua Ebitda , segue abaixo de seus concorrentes.

Para diminuir o risco desse tipo de investimento,  investidores buscam no fluxo de caixa  dessas empresas uma forma de avaliar os reais risco de se comprar ações da mesma.

O Fluxo de caixa pode ser um dos dados mais relevantes no momento de se  fazer o valuation da empresa , afinal esses números são importantes para entender o real potencial do  negócio.

Ainda assim, outros cuidados são necessário no momento de se analisar as reais chances de crescimento de um unicórnio no longo prazo e, consequentemente, sua valorização no mercado.

Em especial, as startups nacionais estão vivendo um momento peculiar. Isto  porque com a baixa na taxa Selic , segundo o Focus a previsão é que a Selic acabe 2020 à 4,5%, um dos menores valores de sua história, mais unicórnios estão conseguindo financiamento, afinal há mais facilidade no processo e as taxas de juros são mais baixas.

Este crescimento faz com que seja necessário maior cuidado na hora de se analisar as reais capacidades das novas  startups , principalmente pelas facilidades em se conseguir empréstimos, o que pode camuflar a real situação e potencial do  negócio.

16 mai., 2023
O lucro líquido é uma medida importante para avaliar a rentabilidade e o desempenho financeiro de uma empresa.
15 mai., 2023
Entre os dias 22 e 26 de maio cada estado do Brasil terá atividades voltadas ao MEI e incentivando do empreendedorismo
13 mai., 2023
Saiba como as empresas lidam com obrigações e ativos certos e incertos em suas demonstrações financeiras
12 mai., 2023
Conheça algumas estratégias sobre como comunicar notícias difíceis aos funcionários, conforme a orientação de especialistas no tema.
11 mai., 2023
O tratamento tributário dado para as empresas do Simples Nacional tem sido motivo de discussão no Ministério da Economia.
10 mai., 2023
Quem é empresário sabe que o custo para conquistar novos clientes é superior ao valor para mantê-los
09 mai., 2023
A padronização da nota fiscal eletrônica será uma obrigação de todo MEI
08 mai., 2023
Confira as novas orientações sobre a declaração dos valores de IRRF na DCTFWeb
05 mai., 2023
Comunicado foi publicado hoje na página oficial do SPED
04 mai., 2023
Reajuste valerá para boletos com vencimento a partir de 20 de junho
Mais Posts
Share by: