O Banco Central anunciou, nesta quarta-feira (28), que a taxa de câmbio dos gastos com cartão de crédito no exterior será fixada pelo dia da compra.

Isso significa que a taxa de um produto ou serviço custará no cartão de crédito o correspondente ao valor da taxa de câmbio do dia da compra. Uma outra operação, feita no dia seguinte, por exemplo, pode não seguir a mesma taxa de câmbio.

As operações ficarão disponíveis na fatura em reais no dia seguinte à transação financeira.

A medida vale a partir de março de 2020.

De acordo com a circular do Banco Central, o cliente já poderá saber quanto vai pagar em reais antes, de acordo com o câmbio do dia, dispensando o eventual ajuste na fatura que poderia vir mais tarde.

O BC acredita que a medida aumenta a transparência e a previsibilidade do serviços, já que não fica refém da variação da taxa da moeda estrangeira entre o dia do gasto e o dia de pagamento da fatura.

Leia mais:
Do Rio para Londres: aéreas ‘low cost’ aumentam oferta de voos para o exterior
Senado avança em proposta que libera uso medicinal da maconha

A iniciativa visa ainda padronizar as informações sobre o histórico das taxas de conversão nas faturas – que terão que ser divulgadas em formato de dados abertos, de forma que os rankings de taxas possam ser estruturados e divulgados.

Para a sistemática de fixação do valor em reais na data do gasto, a fatura terá que apresentar, além da identificação da moeda, a discriminação de cada gasto na moeda em que foi realizado e o seu valor equivalente em reais e as seguintes informações adicionais: data, valor equivalente em dólares (quando a moeda usada na compra for diferente de dólar) e a taxa de conversão do dólar para o real.

As instituições poderão ofertar ao cliente sistemática alternativa de pagamento da fatura pelo valor equivalente em reais no dia de seu pagamento. Nesse caso, diz a circular, o cliente terá que aceitar “expressamente” essa opção.

 

Fonte: metrojornal

16 mai., 2023
O lucro líquido é uma medida importante para avaliar a rentabilidade e o desempenho financeiro de uma empresa.
15 mai., 2023
Entre os dias 22 e 26 de maio cada estado do Brasil terá atividades voltadas ao MEI e incentivando do empreendedorismo
13 mai., 2023
Saiba como as empresas lidam com obrigações e ativos certos e incertos em suas demonstrações financeiras
12 mai., 2023
Conheça algumas estratégias sobre como comunicar notícias difíceis aos funcionários, conforme a orientação de especialistas no tema.
11 mai., 2023
O tratamento tributário dado para as empresas do Simples Nacional tem sido motivo de discussão no Ministério da Economia.
10 mai., 2023
Quem é empresário sabe que o custo para conquistar novos clientes é superior ao valor para mantê-los
09 mai., 2023
A padronização da nota fiscal eletrônica será uma obrigação de todo MEI
08 mai., 2023
Confira as novas orientações sobre a declaração dos valores de IRRF na DCTFWeb
05 mai., 2023
Comunicado foi publicado hoje na página oficial do SPED
04 mai., 2023
Reajuste valerá para boletos com vencimento a partir de 20 de junho
Mais Posts
Share by: