10 de fevereiro de 2020 / por ondatkm

3 dicas para motivar e engajar a sua equipe

Sua empresa já se deparou com colaboradores desmotivados e insatisfeitos? Se isso já aconteceu, talvez o gerenciamento de gestão de pessoas do seu negócio precisa ser remodelado com novas campanhas e desafios.

Afinal, funcionários motivados são 50% mais produtivos, segundo pesquisas realizadas pela Right Management. Essa pesquisa foi delegada em 15 países diferentes para 30 mil pessoas, sendo 10 mil delas brasileiras.

Esse dado mostra como um colaborador contente e satisfeito é, consequentemente, mais produtivo em realizar seus serviços profissionais para a empresa!

E pensando nisso, nós iremos dar algumas dicas sobre como é possível engajar e promover a motivação dos funcionários. Quer saber mais sobre isso? Continue lendo!

Como engajar uma equipe da forma correta

Quando mencionamos o termo “motivar funcionários”, estamos falando sobre desenvolver métodos e táticas que solucionem as necessidades e desejos dos profissionais porém, isso precisa ser feito da forma correta.

De outra forma, algumas estratégias para motivar funcionários podem não funcionar aos colaboradores a longo prazo, como a ação de oferecer um salário maior para um funcionário que está desmotivado, por exemplo.

A partir daí, outros colaboradores podem também se sentir desmotivados por não ter conseguido alcançar a mesma remuneração, gerando ainda mais desmotivação e insatisfação por parte dos profissionais.

No entanto, ao se sentirem valorizados e reconhecidos pela empresa por meio de campanhas e benefícios, os colaboradores vão buscar os melhores resultados e serem mais produtivos.

A seguir, listamos algumas dicas simples e práticas para engajar sua equipe. Vamos ver abaixo:

Promova campanhas de metas e recompensas

A maioria das pessoas são competitivas por natureza. Alguma das vezes, até mesmo por instinto.

Em razão disso, a inserção de campanhas de metas e recompensas é uma ótima opção para começar a motivar seus funcionários.

Se sua empresa atua com a fabricação de resina epóxi ou equipamento de proteção individual, por exemplo, elabore campanhas de produção ou de monitoramento.

Entretanto, é importante ressaltar que cada colaborador possui o seu nível de desenvolvimento e crescimento na empresa. Por essa razão, implante um sistema de metas personalizadas de acordo com cada funcionário.

Isso os deixará mais motivados a alcançarem seus objetivos e serem reconhecidos pela empresa!

Ouça seus funcionários

Muita das vezes, o principal gerador da desmotivação é justamente a função que determinado funcionário realiza.

Por isso, converse e entenda quais são os motivos de desânimo do profissional. Nessa hora, procure alternativas como a mudança do setor ou uma promoção.

Até mesmo adiantar o mês de férias pode impedir que um talento seja desperdiçado dentro da empresa!

Celebre as conquistas

Por fim, celebre todas as conquistas dos colaboradores. Seja o ato de cumprir todas as obrigações do dia, ou a de realizar uma tarefa com mais rapidez ou qualidade.

Se sua empresa trabalha com reciclagem de eletrônicos, por exemplo, promova benefícios, campanhas e brindes personalizados para que os funcionários sejam mais produtivos em suas funções!

Faça sua própria gestão de pessoas

Ao longo do post, vimos que funcionários motivados refletem na boa gestão de pessoas de uma empresa, e uma boa gestão reflete na qualidade do produto ou serviço final!

Por isso, investir em estratégias para engajar uma equipe já é questão de prioridade se sua empresa pretende se destacar dos concorrentes.

Além disso, há diversas maneiras de engajar uma equipe, como promover campanhas de metas e recompensas, ouvir e entender cada funcionário e celebrar todas as suas conquistas.

——————

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.