O ativo imobilizado é composto pelos  bens essenciais para uma empresa exercer suas atividades . Trata-se da categoria contábil na qual são lançados os itens que formam o patrimônio material de uma sociedade legalmente constituída.

Em outras palavras, tudo o que é utilizado por uma empresa como suporte em suas operações pode ser enquadrado nessa classe de ativos. Por isso, é fundamental conhecer os tipos de bens e de direitos incluídos nessa rubrica para que seus relatórios e informativos contábeis sejam mais bem interpretados.

Vamos ver então o que isso tudo significa?

Afinal, o que é um ativo imobilizado?

Por definição, um ativo imobilizado é um bem que apresenta  baixa liquidez,  ou seja, ele não pode ser transformado em receitas em um prazo curto, pelo menos em condições normais.

Vale destacar que, até 2007, ativos intangíveis como direitos de imagem, marcas e patentes entravam na contabilidade como parte do ativo imobilizado. Foi nesse ano que o governo publicou a  Lei nº 11.638 , na qual  o ativo ficou caracterizado apenas pelos bens materiais .

Entre os exemplos mais frequentes que devem ser contabilizados nessa rubrica, temos:

  • imóveis;
  • veículos;
  • máquinas;
  • ferramentas;
  • computadores;
  • equipamentos.

Também é importante destacar o que diz o CPC 27, pelo qual se considera ativo imobilizado todo item tangível que:

É mantido para uso na produção, fornecimento de mercadorias ou serviços, para aluguel a outros, ou para fins administrativos.

Quais características devo considerar?

O ativo imobilizado é uma  peça chave na contabilidade  em função dos  impactos que ele exerce sobre o patrimônio da organização em virtude do fator depreciação . Como você deve saber, todo veículo, imóvel ou equipamento tende a perder valor com o tempo. Esse processo, por sua vez, também afeta a empresa, uma vez que, se ela não renova o seu ativo imobilizado, tende a ficar para trás e perder competitividade.

Além disso, a depreciação não significa apenas a corrosão do patrimônio. Inevitavelmente, ela faz com que a sociedade tenha que se mobilizar,  investindo tempo e recursos na manutenção dos seus bens . Esse movimento impulsiona a empresa a ajustar seu orçamento para acompanhar o ritmo evolutivo do mercado.

Qual o seu custo contábil?

É importante  adequar as finanças  de maneira que a desvalorização do patrimônio não afete as rotinas e a parte operacional. Isso torna os profissionais de contabilidade ainda mais importantes, pois eles deverão prever os  custos inerentes  à deterioração gradual do ativo imobilizado e a sua reposição.

Por que é importante conhecê-lo bem?

No dia a dia, elementos como o fluxo de caixa e o próprio  capital de giro  demandam atenção constante em função da maior frequência em seus movimentos. Contudo,  acompanhar a evolução do patrimônio material imóvel  é tão importante quanto. Como vimos, ele exige investimentos para sua recomposição e, se forem negligenciados por muito tempo, podem se tornar inviáveis ou levar a empresa a se endividar.

Por isso, o ativo imobilizado deve ser controlado muito de perto em virtude da sua importância para as operações e por demandar  investimentos mais altos para ser reposto . Cuide dele e dificilmente seu negócio será surpreendido pela concorrência!

 


Fonte: Jornal Contábil

16 mai., 2023
O lucro líquido é uma medida importante para avaliar a rentabilidade e o desempenho financeiro de uma empresa.
15 mai., 2023
Entre os dias 22 e 26 de maio cada estado do Brasil terá atividades voltadas ao MEI e incentivando do empreendedorismo
13 mai., 2023
Saiba como as empresas lidam com obrigações e ativos certos e incertos em suas demonstrações financeiras
12 mai., 2023
Conheça algumas estratégias sobre como comunicar notícias difíceis aos funcionários, conforme a orientação de especialistas no tema.
11 mai., 2023
O tratamento tributário dado para as empresas do Simples Nacional tem sido motivo de discussão no Ministério da Economia.
10 mai., 2023
Quem é empresário sabe que o custo para conquistar novos clientes é superior ao valor para mantê-los
09 mai., 2023
A padronização da nota fiscal eletrônica será uma obrigação de todo MEI
08 mai., 2023
Confira as novas orientações sobre a declaração dos valores de IRRF na DCTFWeb
05 mai., 2023
Comunicado foi publicado hoje na página oficial do SPED
04 mai., 2023
Reajuste valerá para boletos com vencimento a partir de 20 de junho
Mais Posts
Share by: