Organização e planejamento são itens essenciais para prosperar nos negócios; descubra tudo o que você precisa saber para a sua empresa crescer.

Quais são os segredos para administrar uma empresa? Se por um lado existem múltiplas respostas para essa pergunta, por outro podemos dizer que há uma série de itens que são essenciais para qualquer negócio.

Quem já está há mais tempo administrando uma empresa pode até achar essas informações simples, mas para quem está começando elas valem ouro. Mais do que conhecer esses conceitos, é preciso aplicá-los da melhor forma possível.

Nesse artigo listamos alguns fatores essenciais para que o seu negócio possa crescer do jeito certo desde o início.

Quais são as características de um bom empreendedor?

Nem todo mundo nasce com as características necessárias para empreender, mas todos, sem exceção, têm condições de desenvolvê-las. Portanto, conhecer quais são as características de um bom empreendedor é o primeiro passo para aprimorar essas qualidades.

  • Disciplina:  você não terá mais um chefe delegando tarefas todos os dias: a partir de agora é você quem decide o que terá que fazer. Essa liberdade, se não vier acompanhada de disciplina, pode fazer com que você se perca e acabe deixando de trabalhar. Portanto, estabeleça uma rotina e foque em disciplina para mantê-la.
  • Organização:  será preciso desenvolver um senso de prioridades e fazer cada uma das tarefas de forma precisa. Deixar de fazer alguma coisa, muitas vezes significará que ela não será feita por outra pessoa. Sendo assim, organize-se para dar conta da sua rotina e não perder com o que não é importante.
  • Flexibilidade:  dificilmente um negócio se mantém inalterado desde a sua concepção até a hora da execução. Com o passar do tempo, aos poucos você perceberá o que funciona e o que não funciona. Seja flexível e esteja disposto a mudar aquilo que for necessário.
  • Liderança:  muitas das tarefas da sua empresa serão executadas por colaboradores que seguirão as suas ordens.  É preciso ter espírito de liderança  para guiá-los pelos caminhos corretos, motivando-os e incentivando-os a fazerem sempre o melhor.
  • Comunicação:  por fim, tenha em mente que os seu comandos precisam ser claros e precisos. Uma instrução mal dada resultará em um trabalho que não sairá como o esperado.  Comunique-se de maneira clara para que não haja dúvidas sobre as suas expectativas.

Mantenha a documentação em dia

Você nunca sabe quando precisará dos documentos relacionados à sua empresa. Mantê-los sempre atualizados e organizados em uma pasta é essencial para não perder tempo. Além disso, manuais, garantias e notas fiscais também devem ser guardados de forma ordenada. Aqueles que pretendem participar de licitações, por exemplo, devem redobrar a atenção.

Planejamento: pensando no dia de amanhã

O que a sua empresa fará amanhã e nos próximos 30 dias? Como você imagina que será o ano seguinte? As respostas para essas perguntas devem estar contempladas no  planejamento , um documento fundamental que servirá de parâmetro para o seu negócio.

  • Anote os seus objetivos:  seja lá onde for que você almeja levar a sua empresa, tenha bem claro quais são os seus objetivos – e não desvie do foco.
  • Estabeleça metas e prazos:  para conquistar o que você deseja é necessário seguir um passo a passo do sucesso. Metas e prazos auxiliam sua empresa a perceber se está no caminho certo ou não.
  • Mantenha-se atualizado:  o que você faz hoje e funciona pode não ser a melhor opção para sempre. Busque sempre metodologias novas para aperfeiçoar o seu trabalho.

Controle financeiro e de estoque

É o  controle financeiro  o responsável por contar a história do seu negócio, seja para a sua contabilidade ou para os órgãos do governo. Descuidar dessa parte, mesmo fazendo um trabalho competente, pode significar um final prematuro para o seu negócio. Sendo assim:

  • Dê atenção ao fluxo de caixa:  tudo aquilo que entra e sai de dinheiro do seu caixa deve ser registrado. Por mais simples que seja sua planilha, anote todo e qualquer centavo movimentado.
  • Previsão de gastos:  quanto você gastará no mês seguinte? É fundamental ter em mente qual é o valor mínimo que a sua empresa precisa faturar para cobrir as despesas.
  • Separe as finanças:  contas pessoais não devem se misturar com contas da empresa. Estabeleça um salário para si mesmo e se atenha a ele. Gastos pessoais devem ser tratados à parte.
  • Controle o estoque:  a mesma regra se aplica ao seu estoque. Registre entradas e saídas de produtos para que seja possível prever qual é a quantidade ideal a ser comprada e armazenada.

Marketing: divulgando o seu trabalho

É igualmente importante estabelecer um  plano de marketing para a sua empresa. Por melhor que seja o seu trabalho, são as ações que você faz para atrair novos clientes que fazem com que o seu negócio cresça.

  • Marque presença nas redes sociais:  a forma mais barata e rápida de se comunicar com o seu público é por meio de redes sociais como Facebook, Instagram ou Twitter. Cative sua audiência.
  • Desenvolva uma comunicação interna:  os seus colaboradores devem ficar sabendo de tudo aquilo que a sua empresa comunica. Eles são referências para tirar dúvidas do público e devem estar sempre bem informados.

Recursos humanos: atenção às pessoas

As pessoas são o capital mais precioso de uma empresa, por isso é importante não medir esforços para garantir uma boa gestão de recursos humanos. Mesmo que sejam poucos funcionários, criar um ambiente saudável contribui muito para o bom andamento do trabalho.

  • Ambiente favorável:  você e seus colaboradores passarão boa parte do dia juntos, trabalhando em busca de um mesmo objetivo. Esforce-se para que o ambiente seja o melhor possível para que todos se sintam felizes.
  • Monte a equipe certa:  escolha os colaboradores de acordo com o perfil que você espera para uma função. Salários mais baixos costumam atrair profissionais menos qualificados e esse pode ser um “barato que sai caro”.
  • Treine sua equipe:  treinamento deve ser um constante em qualquer empresa. Seu colaboradores precisam conhecer melhor os produtos e os clientes para oferecerem melhores oportunidades a eles.
  • Atenda bem seus clientes:  desde o primeiro até o último contato, atenda muito bem os seus clientes. Tirar dúvidas e resolver problemas deles é a sua missão, seja lá qual for a sua área de atuação.
  • Atenção ao pós-venda:  a venda acabou, mas o seu trabalho não. Procure saber se a sua solução resolveu o problema dele e tente tirar lições para melhorar nas próximas. Manter clientes sempre por perto, dando atenção a eles, é a melhor forma de fidelizá-los.

…..

Independentemente do tamanho do seu negócio, certamente há muito trabalho a ser feito para transformar a sua empresa em um sucesso. Por mais difícil que isso possa parecer, saiba que é perfeitamente possível para qualquer um que preste atenção a esses conselhos prosperar.

Esperamos que a partir dessas dicas a sua jornada daqui em diante seja muita mais fácil e prazerosa. Afinal, você já está no caminho do sucesso. Agora é hora de dar o próximo passo.

 

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Parceiro  SAGE

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