3 de dezembro de 2020 / por ondatkm

Como funciona o processo de demissão do funcionário?

A demissão de um funcionário é uma das tarefas mais difíceis para a empresa, é necessário saber realizar uma demissão sem cometer falhas.

Na matéria de hoje preparamos este conteúdo para esclarecer suas dúvidas sobre este assunto.

Estipule o dia da demissão
Na prática as empresas não têm o hábito de fazer isso porém a forma em como você vai demitir seu funcionário pode influenciar muito na sua empresa.

Não é interessante demitir no início das atividades e pedir para que ele saia só no final do dia, sem dúvidas seria uma situação desconfortável, o funcionário poderá se sentir desmotivado a cumprir suas tarefas já que não vai continuá-lo no próximo dia.

Portanto tente fazer este comunicado no final do dia, considerando também os integrantes da equipe estão indo embora, outra opção é esperar até o última hora da sexta-feira, pois, isso pode impactar menos na semana de trabalho.

Faça uma reunião para comunicar a demissão
Quando você tomar a decisão de desligar o funcionário, tenha toda a documentação necessário para calcular de forma minuciosa do que será pago.

Seja objetivo
É necessário ser ágil para não causar uma situação desconfortável com o funcionário deixe claro os motivos que contribuíram para tal demissão, evite discutir com o funcionário.

Mantenha o respeito
É importante que o empregador seja educado ao falar com o funcionário, colocando-se no lugar daquela pessoa que está recebendo uma notícia ruim.

Testemunhas
Sempre que for desligar um funcionário, tenha uma testemunha do lado, podendo ser, uma pessoa do RH, advogado ou supervisor de outro departamento.

Comunique a equipe
Quando um funcionário é demitido o clima laboral pode ser de insegurança entre os demais integrantes, portanto seja transparente com a equipe e explique os motivos, claro, sem expor seu empregado.

Conclusão
Portanto demitir um funcionário não é uma tarefa fácil, sendo assim é importante que esses cuidados sejam tomados, pois se houver alguma falha isso pode gerar uma experiência muito ruim para ambas as partes.
——–

Fonte- Jornal Contábil