Comprar pela internet oferece inúmeras vantagens e, principalmente, comodidade para os consumidores que cada vez mais prezam pela praticidade. Os meios de pagamentos não ficam de fora disso na hora do cliente concluir a compra. Ao trabalhar com vendas online, o lojista deve pensar em todas as formas de pagamento para facilitar o dia a dia do cliente, por isso, é importante que as  empresas   fiquem atentas às necessidades do seu público.
Entre tantas opções, que vem crescendo, mas que se usada da melhor maneira pode trazer bons resultados é a cobrança recorrente, que são pagamentos contínuos acordados entre o cliente e o estabelecimento para serem descontados em um determinado período, sem a necessidade de exigir uma solicitação constante.

A economia de recorrência está diretamente ligada ao sucesso na fidelização do cliente através dos pagamentos recorrentes, transformando as relações de consumo e trazendo mais viabilidade para o  negócio  no capital de giro e possibilitando novos investimentos em pesquisa e inovação para as marcas. Alguns exemplos de serviços nesse segmento incluem empresas que oferecem assinaturas de streaming on-demand, planos de academia, plataformas digitais de música, assinaturas de revistas e jornais, clubes de livros, serviços digitais como hospedagens de sites, entre outros produtos e serviços. Esse modelo, que caminha na contramão dos  negócios   tradicionais, possibilita maior alcance de market share, reduções de inadimplência, melhorando as projeções de faturamento bruto mensal.

Para a  empresa , um dos grandes benefícios é a certeza com relação ao fluxo da receita, pois deixa de depender das compras que podem não acontecer e, naturalmente, vai favorecer a  empresa  para ter uma estabilidade financeira. Com a compra recorrente, o sistema armazena os dados do usuário e renova a assinatura sem a necessidade do cliente validar a cobrança independentemente de ser mensal, bimestral, trimestral ou anual, pois nesse formato, o cliente escolhe a forma, prazo de pagamento e seleciona o valor do serviço ou plano, entre as opções pré-definidas pela  empresa . Quando o prazo expira, é feita automaticamente a renovação e a respectiva cobrança.

As  empresas   que oferecem o pagamento recorrente proporciona preços mais acessíveis aos clientes. É uma oportunidade de eles enxergarem um valor agregado ao produto que está sendo ofertado, melhorando a satisfação com a marca. Para ser um método eficaz para o empreendedor e para o consumidor, é essencial buscar empresas que ofereçam soluções de pagamentos adequadas ao perfil do  negócio .

“É necessário levar em consideração alguns aspectos antes de escolher a  empresa . O primeiro passo é saber quais tipos de pagamento deseja aceitar, boleto, cartão de crédito. Além disso, é importante que tenha um bom sistema de segurança para o comprador garantindo a proteção dos dados de acordo com a nova Lei Geral de Proteção de Dados, e somado a esse processo integrado, o cliente pode optar entre as diversas formas de pagamento, com garantia e segurança de recebimento do produto ou serviço contratado de forma recorrente ”, conta Renato Galletti, Gerente de Marketing e Inside Sales da Yapay.

A partir do momento em que se cria o relacionamento e o consumidor passa a fazer parte da cobrança recorrente, estabelece uma relação de confiança entre a marca e o consumidor. Assim, ele se torna parte de um clube, sendo saudável para o consumidor e para a  empresa .
“Se você deseja ter essa experiência, primeiramente, acerte na precificação para manter o negócio saudável do ponto de vista financeiro, opte por um sistema para fazer a revisão do valor a cada período, podendo ser reajustado, tenha um modelo de vendas forte, que te ajude a conquistar o cliente e criar a confiança necessária”, conclui Renato Galletti, Gerente de Marketing e Inside Sales da Yapay.

 

A Yapay é a plataforma de pagamentos online e uma das unidades de negócios da Locaweb.

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