Mesmo em meio a uma concorrência formada por grandes marcas, é possível que uma pequena empresa se fixe no mercado e conquiste o seu público alvo.
Para tanto, é preciso apostar em uma série de estratégias. Para saber quais são elas, confira a seguir as principais dicas para que sua pequena empresa possa lutar lado a lado com grandes marcas.

*Preencha uma lacuna do mercado
*Aposte na personalização para o cliente
*Fidelize os clientes com o pós-vendas
*Faça uso de diferentes canais
*Esteja atento às tendências
*Invista em diferenciação e reputação


Preencha uma lacuna do mercado
A primeira dica para uma pequena empresa lutar lado a lado com grandes marcas é preencher uma lacuna do mercado. Ou seja, é necessário identificar algo que esteja faltando no seu segmento de atuação.

Mesmo com o mercado saturado, é possível que existam falhas a serem resolvidas. E se uma empresa, mesmo pequena, investir nisso, as suas chances de crescer são reais. Para tanto, exige-se um amplo estudo do segmento de mercado.

O empreendedor deve avaliar em que ponto as empresas falham ao atender o seu público, o que deixa a desejar e o que pode melhorar. Uma forma de obter essa resposta é com uma pesquisa de opinião realizada junto aos clientes da marca.


Aposte na personalização para o cliente
Outra maneira de uma pequena empresa se destacar em meio às grandes corporações é apostar na personalização para o cliente. Hoje, o consumidor valoriza imensamente as marcas que oferecem produtos e serviços personalizados, na medida certa para suas necessidades. Mais uma vez, uma pesquisa de opinião pode ajudar em muito na hora de identificar quais são essas necessidades. A partir desse conhecimento, basta desenvolver soluções que se encaixem perfeitamente ao que o consumidor quer.


Fidelize os clientes com o pós-vendas
Fidelizar o cliente é também a estratégia certa para lutar lado a lado com as grandes marcas. No entanto, não basta fazer promoções e descontos para alcançar a fidelização, é preciso ainda investir no pós-vendas, assim, a venda não finaliza quando o cliente adquire um produto ou serviço.

A empresa deve saber como foi a experiência de compra, o que pode melhorar e, claro, resolver com eficiência qualquer problema que possa ocorrer.

Com essa atenção, no pós-vendas, o consumidor tem a certeza que fez a compra no local certo. Isso aumenta em muito as suas chances de retornar à mesma empresa e de até mesmo fazer propaganda boca a boca positiva para amigos e familiares.


Faça uso de diferentes canais
Fazer uso de diferentes canais é mais uma forma de atrair e conquistar um maior número de clientes. Afinal, de acordo com o perfil do público de uma marca, é possível que haja quem prefira ligar para a empresa, outros preferem usar o chat online.

Há quem sinta-se mais à vontade mandando um e-mail e existem as pessoas que acham mais prático utilizar as redes sociais para entrar em contato com a marca. Portanto, vale a pena contar com uma equipe que atenda por vários canais.


Esteja atento às tendências
A pequena empresa, que está atenta às tendências do seu segmento de mercado, consegue não só lutar lado a lado com grandes marcas como até mesmo passar na frente delas. Isso acontece porque o consumidor gosta de inovação, inclusive, quando ela traz vantagens, como praticidade e economia. Esse fator possibilita que as pessoas mudem de marca, por mais fiéis que sejam a ela.


Invista em diferenciação e reputação
A diferenciação em seu mercado é conquistada com uma marca forte, com posicionamento claro e com uma comunicação bem executada que transpareça este posicionamento.

Já a reputação é construída através da forma como a marca se relaciona com clientes, fornecedores, parceiros, colaboradores e outros. Ambos os aspectos são responsáveis pela imagem que as pessoas tem da empresa.

De acordo com um especialista, uma marca com posicionamento claro é o primeiro quesito para qualquer empresa se destacar no seu mercado de atuação.

“Para tanto, é preciso contar com profissionais capacitados, com foco em pequenas e médias empresas, que consigam criar uma marca que expresse os valores da empresa”, conclui.

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Jornal Contábil

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