As  lojas  preparam-se para o aumento do fluxo de clientes e, consequentemente, das suas vendas neste Natal. E, para que esse seja um período prazeroso para quem está nas  lojas , sejam clientes ou colaboradores, muitos líderes antecipam ações pontuais para prevenir riscos e contratempos. O checklist é extenso, mas vamos nos atentar a três ações simples que impactam diretamente na produtividade das  lojas , mas que são percebidas apenas quando o movimento aumenta.

É natural que depois da correria, lojistas atentos à melhoria contínua dos seus  negócios  parem e avaliem como foi o período e analisem, além dos indicadores financeiros, os pontos que podem melhorar na operação das lojas. Um olhar mais crítico para processos, pessoas e tecnologias, é capaz de identificar o que de fato contribuiu e o que pode ser melhorado em períodos como o Natal. Portanto, não espere chegar o Natal de 2020 e faça agora mesmo uma autoavaliação, partindo dessas três perguntas:

1. O meu estoque está bem organizado?   Além de ganhar tempo na operação, manter o estoque em dia faz com que as informações do seu sistema de gestão sejam confiáveis, assim é possível visualizar quantos e quais produtos tem a oferecer aos clientes. Duas coisas acontecem a curto prazo quando melhoramos a organização do estoque: o time de vendas passa a ganhar tempo para fazer o que mais importa, que é vender, e, também, a ser mais assertivo no atendimento, entregando rapidamente o que o cliente solicitou. A equipe de  gestão , por sua vez, terá dados confiáveis no sistema para definir estratégias, promover liquidações sem prejuízos, fazer reposições e planejar as compras.

2. Como são as promoções da minha loja?  Neste natal, as pessoas estarão em busca do presente perfeito e serão guiadas também por promoções. É claro, essa não é a melhor estratégia de vendas para o período, mas, caso seja adotada, é fundamental definir as condições mais adequadas com base nos objetivos de markup dos produtos e na disponibilidade do estoque. Vale lembrar que para evitar surpresas na finalização da venda no caixa, os valores dos produtos precisam estar corretos. Use os recursos do seu software de  gestão  para facilitar o trabalho!

Historicamente, as liquidações acontecem após o Natal e avaliar o desempenho das promoções vai ajudar com o planejamento e a identificação da real necessidade de adotar a famosa “queima de estoque” em janeiro.

3. As tecnologias da minha loja comportam um aumento expressivo de vendas?  Computadores, internet, impressoras, equipamentos e celulares com as soluções mobile são a base para o funcionamento perfeito das  lojas. O Natal é um período que ninguém quer esperar, portanto evite desgastes desnecessários. Convide seu técnico para ir até a  loja  com antecedência e faça um checklist dos equipamentos, que são indispensáveis para as vendas.

Lembre-se que as vendas nesse período precisam ser muito rápidas. E que a infraestrutura técnica da sua  loja  tem forte influência para o bom funcionamento dos caixas e fluxo das vendas. O tempo do seu cliente é valioso e ele quer dedicar esse tempo para escolher os melhores produtos que você tem a oferecer. Aproveite!

Dica extra: Para facilitar o embrulho de presentes, escolha padrões de embalagens e deixe tudo organizado para não prejudicar a experiência de compras dos clientes. O ideal é reservar um espaço e um responsável para essa atividade, enquanto a equipe de vendas continua focada e inteiramente à disposição para ajudar os clientes.

*Rafael Reolon é diretor de expansão da SetaDigital, companhia de Tecnologia da Informação especializada no setor calçadista adquirida recentemente pela Linx.

A SetaDigital nasceu com a missão de desenvolver e fornecer softwares e serviços para o varejo calçadista contribuindo para o sucesso de seus clientes.

16 mai., 2023
O lucro líquido é uma medida importante para avaliar a rentabilidade e o desempenho financeiro de uma empresa.
15 mai., 2023
Entre os dias 22 e 26 de maio cada estado do Brasil terá atividades voltadas ao MEI e incentivando do empreendedorismo
13 mai., 2023
Saiba como as empresas lidam com obrigações e ativos certos e incertos em suas demonstrações financeiras
12 mai., 2023
Conheça algumas estratégias sobre como comunicar notícias difíceis aos funcionários, conforme a orientação de especialistas no tema.
11 mai., 2023
O tratamento tributário dado para as empresas do Simples Nacional tem sido motivo de discussão no Ministério da Economia.
10 mai., 2023
Quem é empresário sabe que o custo para conquistar novos clientes é superior ao valor para mantê-los
09 mai., 2023
A padronização da nota fiscal eletrônica será uma obrigação de todo MEI
08 mai., 2023
Confira as novas orientações sobre a declaração dos valores de IRRF na DCTFWeb
05 mai., 2023
Comunicado foi publicado hoje na página oficial do SPED
04 mai., 2023
Reajuste valerá para boletos com vencimento a partir de 20 de junho
Mais Posts
Share by: