23 de outubro de 2019 / por ondatkm

Planejamento Estratégico: Empresas garantem vantagens competitivas no mercado

Prática ajuda a determinar os objetivos do negócio para, assim, estipular metas e ações que garantam a eficiência empresarial e a inovação.

Toda empresa deve possuir três pontos fundamentais: missão, visão e valores. Esse conjunto permite constituir objetivos que qualquer negócio precisa ter para encontrar êxito em suas atividades, além de orientar funcionários, colaboradores e parceiros na busca de resultados. Entretanto, com as atividades rotineiras, é comum que haja perda de conexão com os objetivos devido à falta de compreensão da cultura e dos diferenciais do mercado. Para evitar tal cenário, é fundamental a realização do Planejamento Estratégico, processo que orienta na tomada de decisões e que ajuda na alocação de recursos para o futuro.

Planejar é essencial para organizar, otimizar e tornar processos mais eficientes dentro de uma empresa, além de manter sempre presentes missão, visão e valores. “Conceituo planejamento estratégico como uma ferramenta capaz de direcionar as organizações quanto ao atingimento de suas metas. Toda instituição possui uma razão de sua existência, planejar ajuda a alcançar esses propósitos”, analisou Renato Thé, Diretor de Compliance da UGP Brasil, empresa que auxilia organizações a implementarem Planejamentos Estratégicos.

O Planejamento é operado por meio de várias ferramentas de gestão organizacional, como a Matriz SWOT, que analisa aspectos internos (fraquezas e forças) e externos (oportunidades e ameaças) e a Matriz PEST que tem por base os fatores políticos, econômicos, sociais e tecnológicos de um negócio. A partir de métodos amplamente testados, cria-se o Planejamento Estratégico que deve ser dinâmico, ou seja, pode ser reajustado à medida que metas são atingidas, criando outras a serem perseguidas.

O Diretor de Compliance da UGP Brasil também explicou que o estabelecimento de metas precisa estar associado a prazos de realização, de tal forma que a ferramenta possa ser dividida em objetivos de curtíssimo prazo (até 1 ano), curto prazo (até 3 anos), médio prazo (até 5 anos) e longo prazo (até 10 anos). “À medida que os prazos aumentam, as visões também são dilatadas para que haja convergência de ações”, completou Renato.

O Planejamento Estratégico pode ser adotado por novos negócios, empresas em crise, bem como naquelas que querem um diferencial no mercado. “Traçando objetivos, metas e ações, com prazos e projeções de investimento e despesas, com metodologias e ferramentas próprias para o trabalho, é possível prever para onde a empresa vai seguir e como corrigir os rumos, caso seja necessário”, explicou Alfredo Dezolt, Diretor Executivo da UGP Brasil.

Além de indicar os caminhos mais adequados para alcançar os objetivos, a ferramenta também auxilia no alinhamento e colaboração entre funcionários e gestores, uma vez que deixa claro quais os valores e metas a serem alcançadas pela empresa. Dessa forma, um bom Planejamento Estratégico permite visualizar todo o potencial do negócio, garantindo vantagens competitivas para sair à frente no mercado.