Ainda que, todas as informações pareçam claras muitas  empresas  encontram dificuldades na hora da inclusão ou renovação no Simples Nacional apresentando pendências fiscais e cadastrais. Na verdade essas situações são mais comuns do que possamos imaginar, afinal em alguns anos o número de  empresas  tinham alguma pendência passava dos 60%, número muito expressivo levando em consideração que essas pendências poderiam ser evitadas com a realização de um trabalho de contabilidade.

O Comitê Gestor do  Simples Nacional , ano após ano ressalta a importância da verificação de toda a documentação para que após o pedido não encontrem dificuldades para conseguirem aprovação. No entanto, muitas  empresas  que requerem o enquadramento no Simples Nacional apresentam dívidas com o Fisco.

Para evitar que o seu pedido tenha pendências é importante ficar atento a todo o trabalho da contabilidade, afinal é muito importante que as documentações e os pagamentos tributários estejam em dia.

PEDIDOS COM PENDÊNCIAS PODEM SER APROVADOS?

Os pedidos que não foram processados por conta dessas pendências ainda podem ser aprovadas, desde que os débitos sejam quitados juntos a Receita Federal, para facilitar pode ser feito  online  e desde 2011 por lei complementar, o pagamento pode ser feito em parcelas, sendo em até 60 vezes, com correções monetárias pela taxa Selic.

Como o prazo de requerimento a adesão ou renovação é em janeiro, aproveite esse final de ano para fazer um levantamento, junto a sua contabilidade, das suas documentações, verificar se tem alguma pendência fiscal e assim evitar um processo de correria quando abrir o prazo de solicitação.

Em média os pedidos para adesão ao Simples Nacional são de 200 mil  empresas  sendo pouco mais de 20 mil enquadradas como microempreendedores individuais.

O Simples Nacional, foi criado em 2007, é um regime simplificado de tributação e com isso beneficia micro e pequenas empresas  que tenham faturamento anual de até R$ 3,6 milhões. Em uma única guia são pagos seis tributos federais, mais o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICSM), que é administrado pelos estados, ou então o Imposto Sobre Serviços (ISS), de responsabilidade dos municípios.

 

SUA EMPRESA É UMA ENGRENAGEM FAÇA COM QUE TUDO FUNCIONE CORRETAMENTE

Assim como uma engrenagem, havendo um pequeno erro todo o trabalho pode ser prejudicado, com isso é muito importante que a  empresa  como um todo tenha uma boa comunicação e ao seu lado tenha a melhor  contabilidade,  afinal toda a documentação e pagamentos de tributos fazendo com que tudo funcione corretamente evitando contra tempos.

Por fim, sabendo que o prazo de inscrição está se aproximando, comece a verificação de tudo e não deixe para a última hora, é muito importante que toda a documentação esteja em dia para que não encontre dificuldades com a Receita Federal.

—————————————————-

Autor: Henrique Lopes

FONTE:  PABI CONTÁBIL

16 mai., 2023
O lucro líquido é uma medida importante para avaliar a rentabilidade e o desempenho financeiro de uma empresa.
15 mai., 2023
Entre os dias 22 e 26 de maio cada estado do Brasil terá atividades voltadas ao MEI e incentivando do empreendedorismo
13 mai., 2023
Saiba como as empresas lidam com obrigações e ativos certos e incertos em suas demonstrações financeiras
12 mai., 2023
Conheça algumas estratégias sobre como comunicar notícias difíceis aos funcionários, conforme a orientação de especialistas no tema.
11 mai., 2023
O tratamento tributário dado para as empresas do Simples Nacional tem sido motivo de discussão no Ministério da Economia.
10 mai., 2023
Quem é empresário sabe que o custo para conquistar novos clientes é superior ao valor para mantê-los
09 mai., 2023
A padronização da nota fiscal eletrônica será uma obrigação de todo MEI
08 mai., 2023
Confira as novas orientações sobre a declaração dos valores de IRRF na DCTFWeb
05 mai., 2023
Comunicado foi publicado hoje na página oficial do SPED
04 mai., 2023
Reajuste valerá para boletos com vencimento a partir de 20 de junho
Mais Posts
Share by: