24 de fevereiro de 2021 / por ondatkm

Balancete: O que é e quando usar?

Hoje vamos esclarecer o que é balancete e quando deve ser utilizado. Continue conosco e entenda sobre o assunto.


O que é balancete contábil?
Esse balancete, também é chamado de balancete de verificação e trata-se de um relatório que abrange todas as informações contábeis das contas em movimento de uma empresa. O objetivo dele é analisar o saldo das contas de um determinado período, além de verificar se a soma dos saldos devedores é a mesma soma dos saldo negativo.


Característica de uma conta balancete
Este é composto por duas contas:

*Conta Patrimonial: Essas contas estão relacionadas às contas sobre os bens e direitos (Contas de Ativo); já as de Passivo que são as obrigações, as de patrimônio líquido são os Capital Social e Resultados obtidos.

*Contas de Resultados: são relacionadas a Receita, despesas e custos, o objetivo é mostrar todos os ganhos da empresa. Dentro desta definição os custo são os valores que são desembolsados para manter a empresa em funcionamento, já para as despesas, elas vão representar valores que são gastos, porém não estão relacionados à atividade-fim da empresa.


O que se deve conter no Balancete?
Este documento contábil pode ser utilizado como prova, portanto para a sua elaboração é necessário cumprir algumas formalidades. Veja:

*Identificação da empresa;
*Data a que se refere;
*Identificação das contas e dos respectivos grupos;
*Saldos das contas, indicando se são devedores ou credores;
*Soma dos saldos devedores e credores.

A elaboração do balancete necessariamente precisa atender ao público interno de uma empresa, com o foco na tomada de decisões operacionais.

Uma vez que for cumprido as formalidades que citamos acima, o mesmo poderá ser utilizado de acordo com a necessidade das pessoas de uma empresa, nisto terá várias informações, veja:

*Código e descrição da contas patrimoniais ou de resultado;
*Saldo inicial da conta;
*Valor debitado da conta;
*Valor creditado na conta;
*Saldo final da conta.


Qual o objetivo do Balancete para a tomada de decisões?
Em qualquer empresa existirá entradas e saídas de dinheiro, patrimoniais ou fiscais e é por isto que podemos dizer que o balancete trata-se da saúde e do desenvolvimento de uma empresa. É muito importante a sua empresa acompanhar o balancete periodicamente, com isso o gestor poderá ter uma visão ampla de como está o desenvolvimento do seu negócio e tomar decisões que será mais vantajosa para a empresa.

———–

Jornal Contábil